Você deve saber que convivemos diariamente com insetos de todo tipo, formato, espécie e hábitos distintos. Por isso, devemos ter cuidado e saber quais perigos oferecem para a nossa saúde. Confira abaixo o artigo que fiz sobre a lacrainha aqui no GPA Brasil.
Os insetos tem uma população bem numerosa, principalmente por se reproduzirem rápido já que as fêmea podem colocar muitos ovos por vez.
Encontramos esse seres em nossas casas, em nosso trabalho e muitas vezes nem notamos a presença deles até fazerem algum estrago.
Um inseto que você provavelmente já viu mas nunca notou são as tesourinhas, que recebeu esse nome devido ao formato do corpo que lembra muito uma tesoura aberta e assusta logo de cara.
E você encontrou uma lacrainha na sua casa, saiba aqui o que são exatamente, o que fazer se for picado e como evitar que apareçam na sua casa.
Reino: | Animalia |
Classe: | Insecta |
Ordem: | Dermaptera |
Informações gerais sobre a tesourinha
Muito comum na América do Norte e na Europa, é distribuída em várias espécies, todas com características exóticas de corpo que pode parecer um perigo ao ser humano.
Esse animal também é conhecido no Brasil como lacrainha, mas, para classifica-la melhor, é um das inúmeras espécies de insetos que tem esse formato singular de corpo que chama logo nossa atenção.
O abdômen da lacrainha é alongado, cilíndrico e termina em formato de pinça, o que facilita a confusão e acharem que é um mini escorpião, principalmente em áreas rurais.
Mesmo que incômodas e assustadoras principalmente em uma casa com crianças e animais, saiba que as tesourinhas possuem um papel importante no nosso ecossistema.
É muito comum que, assim como os barbeiros, as lacrainhas se escondam nos vãos que podem surgir entre pisos e azulejos, já que são pequenas, se escondem facilmente.
Classificação
Os insetos do segmento lacrainha são divididos em duas subcategorias: forficulina e Arixeniidae.
E dentro dessas subcategorias podem se encontrar oito famílias e seis dessas são estritamente tropicais, todas podem ser encontradas no Brasil, mas duas são mais comuns:
- São elas a forficulidae, que tem coloração marrom, tem asas e medem cerca de 20 mm de comprimento;
- E a Labiidade, que tem antenas compridas e corpo com tamanho de 15 mm, a espécie tem duas variações de cor, marrom e preta.
Hábitos
Esses insetos amam locais úmidos e escuros para que possam se camuflar bem e passarem despercebidos nas casas.
De hábito noturno, dificilmente são vista durante o dia, a não ser que você esteja fazendo uma faxina e preste muita atenção em todos os cantos por onde passar.
O formato curioso do corpo justifica logo os hábitos e também a rotina desse ser já que sua pinça é muito útil para a sua sobrevivência.
A pinça é utilizada como um forma de defesa e também de ataque, é útil tanto para se proteger de predadores quanto para conseguirem pegar sua presa.
Além disso, o formato e tamanho dessa parte do corpo pode variar e geralmente é maior nos machos e menor nas fêmeas.
Nos machos apresentam formato curvo e nas fêmeas, costuma ser retos.
Eles se desenvolvem melhor em ambientes de clima temperado, ou seja, áreas quentes, porém eles também conseguem viver no frio mesmo com certas dificuldades.
Na natureza, costumam viver em troncos, folhas e vegetais, sempre dando preferência a locais onde possam se camuflar.
E, como eu disse anteriormente, elas têm atividade de caça noturna e se alimentam geralmente de animais vivos. Entretanto, não é incomum encontra-las carregando para suas tocas insetos mortos já que podem precisar lutar.
As variações nas derivações da espécie da tesourinha são poucas, as mudanças são de cor, de tamanho e também se tem asas ou não.
Sim! Elas podem ter asas!
Alimentação
A maior parte das espécies de tesourinhas são herbívoras, ou seja, se alimentam de vegetação, eles também gostam de comer insetos menores como formigas.
Geralmente essa espécie se alimenta de carne e são comumente é predadores de outros insetos como formigas e grilos.
Predadores
Por serem insetos, fazem parte da alimentação de diversos animais que comem esse tipo de ser. Um ótimo exemplo são os pássaros e mamíferos como o javali ou, o suricato.
Reprodução
As lacrainhas macho brigam pelas fêmeas e usam suas pinças para afastar outros indivíduos da mesma espécie e ganhar a fêmea como trofel.
A pinça também contribui para a conquista da fêmea, por isso, são tão importantes.
Um dos motivos dos insetos da espécie tesourinha não serem considerados pragas com grande potencial, é por sua reprodução lenta.
Diferente por exemplo das formigas fantasmas, os insetos desse segmento só se reproduzem uma vez ao ano, na estação mais quente, o verão.
Uma curiosidade sobre a espécie é que durante o período de reprodução, as fêmeas ficam muito famintas, se tornam canibais e geralmente comem os machos.
Além disso, apenas uma subordem coloca ovos realmente, com as outras, os filhotes se desenvolvem no corpo da mãe assim como nos mamíferos.
Uma fêmea pode copular apenas uma vez ou várias, sendo como o mesmo macho ou com mais de um, quando geralmente conseguem colocar mais ovos ou terem mais filhotes.
Os ovos podem ser amarelados ou esbranquiçados, mas, quando estão próximos de romper ficam bem transparentes.
O úmero anual de ovos da espécie é em média 40 ovos, que são depositados prudencialmente ao ar livre, em áreas escondidas em troncos e folhas, a fêmea fica de vigia durante todo o período de desenvolvimento do ovo, que dura em média 10 dias.
As lacrainhas costumam viver de 6 meses a 1 ano, quando encerram seu ciclo vital.
O papel da tesourinha no ecossistema
Os insetos tesourinha não são considerados pragas, na verdade, são muito bem vindos quando o assunto é controle de insetos pequenos como formigas em pequenas plantações.
Além é claro, dele controlar os insetos dentro da sua casa, ele pode ajudar a combater ácaros, formigas, grilos, mosquitos e até moscas.
Portanto, não, eles não são inúteis no mundo animal, na verdade, são necessários para que a população de outros insetos não cresça desenfreadamente e se torne um grande problema.
A tesourinha / lacrainha é venenosa?
Não, a lacrainha, também conhecida como tesourinha aqui no Brasil, não é venenosa então, se você for beliscado por uma ou encontrar na sua casa, não precisa se preocupar, pois, geralmente fazem isso quando se se sentem ameaçadas e não espécies peçonhentas como o escorpião.
Os insetos do tipo tesourinha são totalmente inofensivos aos humanos apesar do seu corpo um tanto assustador, as garrinhas e tudo pode lembrar até mesmo um mini escorpião, eles não usam a “tesoura” para ferir humanos, apenas para caçar.
Quando atacam seres humanos é pelo instinto de defesa, já que somos muito maiores que elas e terrivelmente assustadores vistos pelos insetos.
Além disso, a reprodução desse inseto é bem lenta, por isso, não se tornará um problema na sua casa, basta removê-los para fora.
Geralmente entram nas casas trazidas por pedaços de madeira ou em plantas que usam como proteção.
Outro motivo de estarem presente nos cômodos do seu lar é por se sentirem mais seguras e encontrarem um abrigo mais eficaz embaixo de papéis amontoados ou em vasos de plantas, por exemplo.
O que fazer se for picado pela lacrainha?
Se você for beliscado ou picado pelo inseto conhecido como lacrainha ou, tesourinha, não se preocupe, pois, não são venenosos e fizeram isso para se defender, então, trate a ferida como um pequeno arranhão e passe antisséptico para não inflamar.
Como evitar a lacrainha / tesourinha na sua casa
Bom, como você já sabe quais são os hábitos desse inseto e onde gostam de se esconder, o melhor a fazer é desfazer ambientes que possam ser atrativos para as tesourinhas
Mas, como fazer isso?
- Evite deixar objetos como papeis, jornais e livros amontoados, pois, podem ser um ótimo esconderijo
- Sempre verifique suas plantas, pois, além de servir como habitat, pode chamar a atenção das tesourinhas por ser alimento.
- Mantenha sua casa fresca e bem iluminada ao invés de escura e úmida;
- Mantenha a área externa o mais limpa possível
- Use óleos essenciais como o de cedro ou o de Nim.
Se encontrar tesourinhas, o melhor é removê-las com vida para o ambiente externo da sua casa, mas, caso se tornem muito incômodas, podem ser exterminadas com água e detergente.
Curiosidades
- Uma característica incomum do insetos tesoura (lacrainha) são sua rápida movimentação, eles podem andar até dois hectares por dia, o que é muito acima da média para insetos.
- Existem certa de 2.000 espécies de tesourinhas encontradas em quase todos os continentes, exceto Antártida por ser muito frio.
- Quase todas as tesourinhas possuem asas, mas, raramente usam.
- Mesmo sendo assustadoras, as lacrainhas são ótimas mães, o que é meio comum com insetos;
- Outro fato importante é que têm um ótimo olfato, foi feito um experimento colocando bolinhas no ninho, como o cheiro era estranho, as mães removeram do ninho.
- As mães, além de cuidar bem dos ovos por semanas, limpam os fungos que podem ficar sobre eles e aplica naturalmente uma substância antifungos
- Quando maiores e estão se preparando para sair do ninho, os filhotes se alimentam da mãe;
- Para se defender dos predadores, usam as pinças ou soltam um aroma super desagradável
- Na América do Norte, há um mito de que é comum que as lacrainhas entrem nos ouvidos das pessoas, mas isso é praticamente impossível de acontecer.
Controle de pragas nas fazendas
Por mais improvável que pareça, as tesourinhas podem ser utilizados como uma forma de controle de pragas, isto é, colocando mais insetos em um lugar você controlar espécies que são agressivas as plantações como larvas, grilos e formigas. (4)
É comum que os fazendeiros utilizem essa técnica para proteger suas plantações de pragas insistentes, usando uma espécie carnívora da lacrainha.
O único problema é que se despejarem uma grande quantidade de insetos do tipo tesoura, sem qualquer tipo de atenção profissional, pode causar um desequilíbrio para a biosfera local.
É recomendado que você coloque insetos da espécie em somente 70% das suas plantas, porque naturalmente eles vão se separar e também se reproduzir.
Resumindo, esse inseto pode perfeitamente ajudar os humanos como sua agricultura desde que bem utilizado, ele irá ser predador das pragas e não vai danificar sua plantação, uma saída muito mais saudável por conta de substituir os agrotóxicos anti-praga.
Existe um comércio de lacrainhas no meio da agricultura, elas podem ser inicialmente um investimento maior do que agrotóxicos, porém, terá resultados ideais para uma produção mais saudável e ainda assim, retavel.
A espécie mais utilizada nas plantações são as Doru luteispe.
10 perguntas mais comuns sobre o Inseto Tesourinha / Lacrainha:
O que é uma lacrainha?
Uma lacrainha é um inseto pertencente à ordem dos lepidópteros, da família Nymphalidae. São insetos bastante comuns e podem ser encontrados em diferentes habitats, desde florestas tropicais até áreas urbanas. São insetos herbívoros e se alimentam principalmente de plantas.
Qual é a aparência de uma lacrainha?
As lacrainhas apresentam uma grande variedade de cores, mas geralmente são marrons ou pretos, com manchas ou listras brancas, amarelas ou verdes. As asas das lacrainhas são sempre bem decoradas e apresentam uma grande variedade de padrões. As lacrainhas podem ter de 10 a 50mm de comprimento.
Qual é o habitat natural das lacrainhas?
R: As lacrainhas podem ser encontradas em diferentes habitats, desde florestas tropicais até áreas urbanas. São insetos bastante comuns e podem ser encontrados em diferentes regiões do mundo.
Qual é a alimentação das lacrainhas?
As lacrainhas são insetos herbívoros e se alimentam principalmente de plantas. São insetos bastante comuns e podem ser encontrados em diferentes habitats, desde florestas tropicais até áreas urbanas.
Como são as lacrainhas em relação às outras espécies de insetos?
As lacrainhas são insetos bastante comuns e podem ser encontrados em diferentes habitats, desde florestas tropicais até áreas urbanas. São insetos herbívoros e se alimentam principalmente de plantas e, apresentam uma grande variedade de cores, mas, geralmente são marrons ou pretos, com manchas ou listras brancas, amarelas ou verdes.
As asas das lacrainhas são sempre bem decoradas e apresentam uma grande variedade de padrões. As tesourinhas podem ter de 10 a 50mm de comprimento.
Quais são as cores mais comuns das lacrainhas?
As lacrainhas apresentam uma grande variedade de cores, mas geralmente são marrons ou pretos, com manchas ou listras brancas, amarelas ou verdes.
Quais são os tamanhos mais comuns das lacrainhas?
As lacrainhas podem ter de 10 a 50mm de comprimento.
O que decorre nas asas das lacrainhas?
As asas das lacrainhas são sempre bem decoradas e apresentam uma grande variedade de padrões.
De onde são originárias as lacrainhas?
As lacrainhas podem ser encontradas em diferentes regiões do mundo.
Qual é a importância das lacrainhas?
As lacrainhas são insetos bastante comuns e podem ser encontrados em diferentes habitats, desde florestas tropicais até áreas urbanas. São insetos herbívoros e se alimentam principalmente de plantas.
Conclusão
Portanto, por mais improvável que pareça, nem todos os insetos são ruins para humanos, passam doenças ou são irritantes (como mosquitos).
Os insetos do tipo tesourinha (lacrainhas) podem ser grande parceiros dos humanos, principalmente os agricultores, são inofensivas para a vida humana e podem ajudar muito.
Com certeza, a espécie de tesourinhas é uma responsável por olharmos os insetos como outros olhos.
Você já viu uma lacrainha na sua casa? Qual foi sua reação? Você sabia que são insetos inofensivos para o ser humano?
Foto em destaque: Canva.
Serve como alimento? Acabei de comer um sem perceber junto a uma porção de camarões. Estava morto. ?
Fernando, servir não serve. Mas dificilmente irá fazer algum mal.
Preste atenção nas suas reações, se começar a passar mal vá num pronto socorro!
Eu vi isso na mesa do meu quarto… levei um susto e peguei ele com os dedos, apertei e joguei no chão… o local nos meus dedos ficou manchado meio vermelhado.. ja foram 2 semanas e não saiu 🙁
Victor, procure um medico imediatamente!
Tenho trauma de tesourinha. Hoje levei um susto, quando peguei uma folha bem grande para pegar e levar pra fora do apartamento. Deu impressão de ver um micro vôo.
Alguma sub-espécie tem asas, porque agora fiquei realmente preocupada.
Acabei de ver que tem.
Desculpa, passou batida a informação ?
Eu estava no hospital,é senti uma alguma coisa no me cotovelo é fui olhar,aí eu vi um parecido com esse soque com a bundinha amarela,é me afastei. Não está vermelho é nada do tipo mais estou com medo dele ter me picado. Por favor me diz oque eu devo fazer ou se não é nada.
nunca tinha visto esse bixinho, mudei de ap e anda aparecendo uns bixo estranho aq. Tinha uma lagatixa no meu quarto e ela sumiu, pesquisei e vi q n faz mal ai deixei aq e nem ligo. Mas esse tesourinha apareceu aq na mesa do computador, matei e vim pesquisar agr, chega deu dó quando soube q era inofensivo. :ç
Apesar de dizerem que é inofensivo, tenho medo, na minha casa aparece muito desses aí vejo esse esporão dele fico com muito medo,inclusive pesquisei agora sobre esse inseto, não estou conseguindo dormir com medo de picar a minha filha ou a mim mesmo. Mato sempre que vejo e fede muitoooo.
Encontrei um inseto destes dentro de um galão de 20 litros de água mineral, ainda vivo, após cerca de uma semana da entrega do referido galão em minha casa. Como o galão veio do distribuidor devidamente lacrado e o filtro estava devidamente limpo, gostaria de saber por quanto tempo um inseto destes sobrevive mergulhado na água e sem ar, o ambiente de um galão de água mineral. Pode me ajudar?
Essa informação é importante pra eu decidir o que vou fazer em relação a esta ocorrência.
É melhor não consumir a água e levar ela para onde você comprou!
Aqui em casa isso é uma praga! À noite apare em centenas, principalmente no teto. Saio à caça e o chão fica coberto delas. Não sei mais o que fazer. Entram em qualquer fresta. Dos potes de comida. Até na geladeira. Sacos com alimentos, tudo. Preciso urgente saber como me livrar delas! Existe algum veneno que as elimine?
Descobri que um borrifador com água e sabão mata esses bichos… Estou usando aqui em casa! Infestação desse bicho aqui também
Pow tenho medo é matei 3 desculpa ana mas esse tesourinha é assustador com esse ferrão ?
Levei um susto parecido com escorpião moro em frente de uma lagoa tem muito arreia tem toca por tudo ficam em baixo da arreia tem meus netos que brincando Será perigoso?
Uma vez levei uma ferroada de um deles quando eu lavava alface, doeu tanto que mato todos sem dó, no meu caso foi ofensivo. Tenho pavor deles e aparecem no meu apartamento e moto no 9 andar, será das plantas que tenho na varanda? Suculentas, ora pro nobis, orquídeas e manjericão. Obrigada
Não é tão inofensivo para seres humanos não, porque uma vez tinha um desse na minha cama, e o mesmo picou a minha mão e o braço do meu filho, foi muito rápido, doeu muito, a picada lembrou uma picada de abelha.
ele pica e dói pra caramba!!!!
Vdd, levei uma picada na perna.
Estes dias um entrou no meu ouvido, foi muito agoniante. Tem algum relato de problemas causados quanto a isso???
Tenho umas plantinhas no meu terraço suspenso e algum bicho estava danificando as folhas (comendo), encontrei uma tesourinha em uma das plantinhas, quando olhei o ferrão, concluí que ela que estava comendo, então a matei com inseticida, depois fiquei com aquilo na cabeça, por ter matado um inseto que nem mesmo o conhecia e resolvi vir pesquisar. Agora cada vez mais vejo como a Ignorância em todos os sentidos é um grande mal. Fiquei muito sentido pelo ocorrido, não com dó, pois estamos no topo da cadeia alimentar e na ignorância, vira algo instintivo, mas mal por ser o “único” animal com um cérebro desenvolvido (racional/ não reptiliano) e não ter pesquisado antes do “homicídio” kkkkk Agora ele poderia ter me ajudado com quem realmente está comendo a folha, interferir no ecossistema. (Deus é perfeito) Estou meditando para aprender e não cometer novamente este erro.
fiquei sabendo que esse inseto voa,será verdade? Porque nunca vi elas voarem.