Está em dúvidas sobre os hábitos da aranha madeira e como evitá-la? Nós, do GPA Brasil” fizemos um artigo completo sobre o gênero. Confira a seguir.
Existem mais de 50 mil espécies de aranhas espalhadas pelo mundo e cada uma delas apresenta estética, hábitos e alimentação. Algumas são venenosas e outras assustam apenas pela aparência.
A aranha-madeira é uma dessas espécies que, além de serem encontradas aqui no Brasil, podem ser bastante perigosas e agressivas. Sendo conhecidas pela sua posição de ataque.
Estudamos sobre o gênero e trouxemos para você tudo sobre seus costumes, quais os sintomas da picada e como pode evitá-las.
Gênero: | Phoneutria |
Hábitos: | Noturnos |
Alimentação: | Pequenos insetos |
Venenosa? | Sim |
Informações Gerais sobre a Aranha-armadeira
Diversos insetos estão entre nós durante nossos dias e nem percebemos, de certa forma, isso ocorre por estarmos acostumados como a presença de baratas, mosquitos e outro seres.
A aranha madeira, também conhecida como aranha-macaco ou aranha-de-bananeira, um animal peçonhento comum na América do Sul.
O nome armadeira foi dado devido à hostilidade do animal, elas não hesitam em atacar quando se sentem ameaçadas.
Além disso, ela pode aparecer dentro de casa, principalmente quando encontram locais para se esconderem e se camuflar.
A presença dessa aranha pode ser muito perigosa, você precisa entender como evitá-las e também o que fazer se você encontrar um desses aracnídeos perto de casa.
Aranha armadeira, na verdade, não é uma espécie e sim um gênero de conhecido cientificamente de Phoneutria, que em grego significa: “assassina”, o que já explica bastante sobre a característica principal desse gênero de aranha.
Muitos se assustam com sua aparência estranha devido ao corpo magro e as pernas compridas, diferente da caranguejeira.
Características físicas
A aranha armadeira é um ser de tamanho grande, as fêmeas podem medir 17 centímetros com as pernas estendidas, seu corpo mede aproximadamente cinco centímetros. Já os machos são um pouco menores medindo cerca de 15 centímetros com as pernas estendidas.
Parecidas com a Aranha marrom, a pigmentação da aranha armadeira são variações de tons de marrons e preto. A área da “boca” tem um cor próxima do vermelho escuro.
A cor pode mudar de acordo com a espécie. Elas usam sua tonalidade amarronzada para se camuflar e se proteger dos predadores.
São aracnídeos enormes, o que as tornam ainda mais perigosas. As pernas da aranha-bananeira são extensas, sendo ainda maiores que seu corpo.
Onde as aranhas armadeiras podem ser vistas
As aranhas armadeiras são originárias da América do Sul, suas variações podem ser encontradas em toda esta área, mas o gênero se expandiu até a América Central.
Algumas espécies podem ser encontradas principalmente na Costa Rica e Panamá, a mais comum é Phoneutria boliviensis.
A maior parte das espécies desse gênero se fixam no tronco das árvores e embaixo das folhas ou, no entulhos, buracos no solo e, escondidas em pedaços de madeira.
Por serem comum na América do Sul, podem ser encontradas no Brasil. Por aqui temos sete espécies que são facilmente encontradas em todo o território do nacional, são elas:
- Phoneutria bahiensis
- Phoneutria eickstedtae
- Phoneutria fera
- Phoneutria keyserlingi
- Phoneutria nigriventer
- Phoneutria pertyi
- Phoneutria reidyi.
Todas tem característica principal o veneno mortal, descobertas em solos brasileiros.
Foram encontradas tanto por cientistas como na casa das pessoas, nos quintais ou plantações
Em território nacional, podem ser encontradas principalmente na Bahia em cidades como Porto Seguro, Ilhéus e Salvador, mas, também pode ser encontrada no estado de Minas Gerais.
Temperamento da aranha-bananeira
O gênero das aranhas armadeira costuma ser muito agressivo, diferente da maioria das espécies de aranha que fogem do contato humano, ela ataca.
Ao se sentir ameaçados, elas se levantam e mantém suas patas dianteiras levantadas em posição de ataque. Isso amedronta muitos outros animais e as mantém a salvo.
O costume de se levantar é devido ao fato de que quando abaixadas, ficam vulneráveis.
São bastante corajosas, ao se verem em perigo estarão preparadas para o que vier. É matar ou morrer.
Hábitos
As aranhas-armadeiras são aracnídeos de hábitos noturnos, além de serem animais expertos e rápidos.
São ótimas caçadoras, sua técnica principal é esperar pela presa, assim, gastam menos energia e se expõem menos, mas, também comem menos.
Durante o dia, costumam ficar escondidas e ao contrário de outras espécies, não moram nas teias. Na verdade, ficam em buracos, escondidas em folhas e pedaços de madeira.
Alimentação
Como ótimas caçadoras, conseguem capturar presas suficientes para se manterem vivar por bastante tempo.
Elas se alimentam principalmente de formigas e outros insetos pequenos vertebrados como baratas e gafanhotos.
Para captar seu alimento, elas tecem a teia no chão e aguardam. Essa teia funciona como revestimento da toca e forma de detectar possíveis presas ou predadores.
Quando a presa gruda na teia, elas de movem lentamente e injetam seu veneno que dissolve o inseto, assim, sugam somente o líquido.
Reprodução
O período de reprodução das aranhas-armadeiras geralmente ocorrem nos meses de março e abril e curiosamente essa é a época em que ocorrem mais incidentes envolvendo a espécie.
Apesar de as fêmeas serem maiores que os machos, eles quem fazem a dança do acasalamento para chamar a atenção de suas possíveis parceiras.
Com reprodução sexuada, os ovos são fecundados e guardados em uma bolsa feita com teia. A mãe cuida da bolsa até os ovos eclodirem.
As fêmeas podem colocar até mil ovos e o tempo de vida dessas espécies é de aproximadamente 2 anos.
Assim como outras espécies de aranha, as armadeiras possuem exoesqueleto e trocam com a idade avançada.
Aranha armadeira é venenosa?
Sim, o veneno das aranhas armadeiras é muito perigoso e pode ser até mortal, cerca de 0,006 mg conseguem matar mamíferos pequenos, como ratos e pode sim, matar humanos se se for administrado em grande quantidade, o que ocorre com diversas picadas e atendimento médico lento.
A peçonha da aranha armadeira é polipeptídeos, além de histamina e serotonina, isto é, quando o veneno é injetado na vítima, além de acelerar o coração ao ponto de levar a um ataque cardíaco.
O veneno também é tóxico, o que vai fazer deteriorar os tecido e causar uma falência múltipla dos órgãos.
O veneno é altamente mortal para animais pequenos, e, para humanos, ela pode causar a morte, entretanto, isso só irá acontecer se você não tiver apoio médico e uma incidência alta de picadas.
No mundo, já foram registradas oficialmente 7000 picadas dessas aranhas, porém só foram confirmadas 15 mortes. E apenas, 5% dos casos foram graves.
Existem pesquisas que estudam assiduamente o veneno da aranha-macaco, e atualmente existem projetos que tratam disfunção erétil com um componente do veneno desta aranha.
Quais os sintomas da picada da aranha armadeira?
A picada da aranha armadeira é bem dolorida e dificilmente vai passar despercebida.
Na área da picada, surgirá uma grande vermelhidão, inchaço e também irá gerar uma sudorese local, isto é, calor, suor e bolha.
É bem possível ocorrer um formigamento e amortecimento. O fator de gravidade existirá se o veneno causar aceleração no coração, aumento da pressão arterial, visão turva e vômito
Em crianças, a picada da aranha é realmente muito perigosa, ela pode levar a um edema pulmonar e ao choque. Por isso, em caso de mordida da aranha armadeira não hesite em procurar um médico para exames e tratamento.
Outros sintomas comuns são: visão turva, palidez, vômitos, arritmia cardíaca e aumento da pressão arterial. Você poderá sentir coceira também.
Se você for picado, busque imediatamente o atendimento médico mais próximo, assim, poderá ser medicado o mais rápido possível.
Por gostarem de escuro, podem se esconder em botas, sapatos e saltos, sempre confira antes de calçar, pois, o risco de picada é alto, já que elas não terão para onde fugir.
IMPORTANTE: A visita ao Site GPA Brasil não substitui uma consulta ao médico. Se você desconfia que foi picado, vá imediatamente procurar ajuda especializada.
Como tratar a picada?
O tratamento da picada da aranha armadeira, em casos menos graves, é feito tratando os sintomas, isto é, algum tipo de pomada para área picada e também analgésicos para dor ou qualquer outro sintoma que surgir.
Nos casos mais graves, é usado o soro antiofídico (sendo feito a partir do veneno da própria aranha) e também são administrados remédios para tratar os sintomas.
O responsável pela fabricação do soro é o Instituto Butantan.
Se sentir que os sintomas estão evoluindo, será necessário atendimento médico. O risco de morte em humanos é muito baixo devido a pouca quantidade de veneno expelido.
Como reconhecer uma aranha-armadeira
A principal característica das aranhas armadeiras são os “dentes” afiados que ficam na frente do rosto, geralmente apresentam cor mais chamativa.
Outra característica é a estrutura do corpo, parecem “magras” e com pernas bastante longas.
Outra característica, é claro, é a posição de ataque quando se sentem ameaçadas.
Entretanto, não se preocupe tanto, por serem animais de hábitos noturno e sentir presenças através de vibrações do ar ou do solo, não enxergam muito bem.
Provavelmente nem verão você.
Então, tente sair lentamente para não assustar e despertar a ira da aranha.
Caso veja no sapato, o ideal é que leve para o mais longe possível da sua casa e libere o animal na natureza.
Esconderijos comuns da aranha-armadeira
As armadeiras não são comuns nas cidades, elas preferem as áreas de mata fechada e principalmente por terem maiores vantagens quanto à alimentação.
Geralmente entram nas casas por se sentir expostas e estarem próximas de áreas urbanas que ficam ao lado de áreas rurais.
Ainda assim, não saem durante o dia e sempre buscam por lugares onde possam se manter seguras onde não podem ser vistas.
Elas se escondem muito bem e tem locais preferidos, não é atoa, que um dos nomes populares dessa espécie seja aranha-bananeira. As armadeiras amam ficar entre as folhas de bananeira e se alimentar dos insetos que também são atraídos pelo ambiente.
Então ao entrar em contato com bananeiras tenha cuidado, observe bem as possíveis áreas com teias e use luvas.
Os acidentes com essas espécies costumam ocorrer pela manipulação de plantas sem atenção.
Dentro das casas, elas realmente gostam de se esconder em armários e também dentro de sapato. A maior incidência de mordidas em humanos acontece porque a pessoa coloca o sapato e encontra uma aranha armadeira dentro dele.
Cuidados para evitar a presença de aranhas
A melhor forma de evitar a presença de insetos como a aranha-armadeira e outros animais perigosos em sua casa é a higiene e limpeza frequente, o que vai atrair as aranhas para dentro da sua casa é a presença de outros insetos para ela se alimentar, como mosquitos, aranhas e moscas.
Mantenha o quintal limpo e livre de entulhos ou pedaços de madeira que possam criar um ambiente favoráveis para as armadeiras.
Lembre-se de sempre verificar os calçados antes de colocá-los nos pés, principalmente se você mora próximo de áreas rurais.
Dificilmente esses animais entram nas casas em busca de comida, então, não crie neura com baratas e formigas, já que são muito comuns em áreas urbanas.
O que fazer se encontrar uma aranha armadeira?
- Se afaste, ela é muito agressiva e vai se defender rapidamente se detectar sua presença;
- Não tente tocar, afaste animais domésticos e crianças da área, a picada é muito pior nesses indivíduos;
- Se ela estiver em um local próximo a uma porta, tente com cuidado empurrar ela (com o auxílio de uma vassoura para fora do cômodo);
- Ou se preferir, entre em contato com os bombeiros e eles irão fazer este trabalho pra você, sendo mais seguro e recomendado.
O que achou do artigo? Restou alguma dúvida? Converse conosco através dos comentários.
Aqui na minha casa tem muitas dessas aranhas aí,, da primeira foto achei que fosse de jardim ?