Desde que eu me entendo por gente, tenho uma paixão pelas plantas. Sempre tive muita facilidade para cuidar delas e, consequentemente, acabei me tornando uma expert em plantas. Algumas pessoas dizem que sou até mesmo uma “bruxa das plantas”. rs
Não é à toa que eu amo tanto as plantas. Elas trazem muita tranquilidade e beleza para o nosso lar. E, além disso, são ótimas para purificar o ar que respiramos.
Se você também ama plantas e quer aprender a cuidar de uma diferente, te convido a conhecer a tradescantia sillamontana. Essa é uma planta muito bonita e fácil de cultivar. Quer saber como? Então, vem comigo que te ensino!
A tradescantia sillamontana é uma das espécies de plantas mais fáceis de se cuidar
A tradescantia sillamontana é uma planta da família Commelinaceae, originária do México. É uma planta rústica, que pode atingir até 30 cm de altura, com folhas longas e estreitas, de cor verde escuro. A tradescantia sillamontana é uma planta que não requer muitos cuidados, sendo uma das espécies de plantas mais fáceis de se cuidar.
Como plantar a tradescantia sillamontana
Para plantar a tradescantia sillamontana, você vai precisar de:
– 1 vaso de plástico;
– 1 saco de substrato para plantas;
– 1 punhado de areia grossa;
– 1 garrafa de água mineral.
Primeiro, coloque o substrato na base do vaso, acrescente a areia grossa e mexa bem. Depois, faça um buraco no substrato com o dedo e insira a muda da tradescantia sillamontana. Regue a planta com água mineral até que o substrato esteja bem úmido. Coloque o vaso em um local ensolarado, mas sem exposição direta ao sol.
As características da tradescantia sillamontana
A tradescantia sillamontana é uma planta da família Commelinaceae, originária do México. É uma planta rústica, que pode atingir até 30 cm de altura, com folhas longas e estreitas, de cor verde escuro. A tradescantia sillamontana é uma planta que não requer muitos cuidados, sendo uma das espécies de plantas mais fáceis de se cuidar.
Cuidados com a tradescantia sillamontana
A tradescantia sillamontana é uma planta que não requer muitos cuidados. Ela precisa de luminosidade, mas não deve ser exposta ao sol direto. A rega da planta deve ser feita quando o substrato estiver seco. O ideal é regar a planta duas vezes por semana. A adubação da tradescantia sillamontana deve ser feita uma vez por mês, utilizando um adubo orgânico líquido diluído na água da rega.
Doenças e pragas da tradescantia sillamontana
A tradescantia sillamontana é uma planta resistente às doenças e pragas. No entanto, ela pode ser atacada por alguns insetos sugadores, como ácaros e pulgões. Esses insetos podem causar manchas nas folhas da planta e até mesmo a sua morte. Para evitar esse problema, é importante manter a planta sempre bem limpa e arejada.
Nome científico | Tradescantia sillamontana |
---|---|
Família | Commelinaceae |
Origem | México |
Crescimento | Moderado |
Altura máxima | 30 cm |
Espaçamento recomendado | 30 cm |
Temperatura | 20-25ºC |
Umidade do ar | Moderada a alta |
Iluminação | Sombreada a meia-sombra |
Água | Regularmente, permitindo que o substrato seque entre as regas. Não suporta encharcamento. |
Fertilização | De março a setembro, a cada 15 dias, com adubo orgânico ou mineral balanceado. |
Substrato | 2 partes de terra vegetal, 1 parte de areia grossa e 1 parte de esfagno. |
Multiplicação | Estaquia, sementes ou estolões. |
Poda | Após a floração. |
Transplante | A cada 2 anos. |
Características da planta | |
– Planta rústica e perene, com folhas em formato de espada, brilhantes, verde-escuras e onduladas nas extremidades, que ficam pendentes; – Flores brancas e pequenas, que aparecem solitárias ou em grupos, nas extremidades das hastes; – Apresenta caule ereto, ramificado e carnudo, que pode atingir até 30 cm de altura; – Não suporta geadas nem temperaturas baixas. |
Como fazer o Replantio da tradescantia sillamontana?
Quem nunca teve uma plantinha de tradescantia sillamontana em casa? Ela é uma das plantas mais fáceis de cuidar e, além disso, é super barata. Mas, às vezes, a gente precisa fazer um replantio ou transplante da nossa querida Tradescantia. E é sobre isso que vou falar hoje: como fazer o transplante da Tradescantia Sillamontana.
A primeira coisa que você precisa saber é quando a sua plantinha está precisando de um transplante. Geralmente, ela começa a ficar grande e com as raízes à mostra. Mas calma, que isso não significa que você está cuidando errado dela! A Tradescantia cresce rápido mesmo. Então, quando perceber que ela está precisando de um novo vaso, anote aí na sua agenda para fazer o transplante da plantinha.
O processo de transplante é bem simples:
- Primeiro, escolha um vaso um pouco maior do que o atual;
- Coloque uma camada de argila expandida no fundo do vaso;
- Adicione uma boa quantidade de terra vegetal;
- Retire a Tradescantia do seu vasinho atual com cuidado para não machucar as raízes;
- Coloque-a no novo vasinho e cubra com mais terra vegetal;
- Regue bem a plantinha para que a terra seja compactada.
Pronto! Agora é só esperar a Tradescantia crescer e florescer para que você possa admirar toda a sua beleza. 🙂
Dúvida dos Leitores
1. Qual a melhor época para plantar a tradescantia sillamontana?
A melhor época para plantar a tradescantia sillamontana é no outono ou início da primavera.
2. Quanto tempo ela leva para crescer?
A tradescantia sillamontana cresce rapidamente e pode atingir até 30 cm de altura.
3. Qual o espaçamento ideal entre as plantas?
O espaçamento ideal entre as plantas é de 20 cm.
4. Como devo cuidar da tradescantia sillamontana?
A tradescantia sillamontana é uma planta que precisa de muita luz e água para crescer bem. Ela também não tolera o calor intenso, por isso é importante mantê-la em um local fresco e arejado.
5. Quais são as principais doenças que podem afetar a planta?
As principais doenças que podem afetar a tradescantia sillamontana são a ferrugem e o mildiou. Para evitar que estas doenças se desenvolvam, é importante manter a planta sempre bem hidratada e arejada.
Dicas de decoração com a Planta:
A Tradescantia sillamontana é uma planta perfeita para decorar a sua casa ou apartamento. Ela é muito fácil de cuidar e é extremamente bonita. Além disso, ela também é conhecida como a “planta do beijo”, pois seus caules são um pouco pegajosos. Então, se você está procurando uma planta que seja fácil de cuidar e que também te dê um beijinho de vez em quando, a Tradescantia sillamontana é perfeita para você!
A Tradescantia sillamontana é uma planta arbustiva e suculenta que pertence à família Commelinaceae. Ela é originária da América Central e do norte da América do Sul. A planta tem caules verdes, carnudos e pubescentes (ou seja, com pelos). As folhas são espinhosas, pubescentes e estão dispostas em rosetas. As flores da Tradescantia sillamontana são brancas ou amarelas e aparecem em inflorescências cilíndricas.
A Tradescantia sillamontana é uma planta muito fácil de cultivar. Ela pode ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra. A planta também precisa de solo bem drenado. Quando as temperaturas estiverem baixas, a planta precisará de um ambiente mais quente para se desenvolver adequadamente. Além disso, a Tradescantia sillamontana não gosta de água excessiva, então certifique-se de não regar a planta mais do que o necessário.
Quando cuidar da Tradescantia sillamontana, certifique-se de usar luvas para proteger as mãos dos espinhos da planta. Além disso, ao podar a planta, certifique-se de usar tesouras afiadas para evitar que os caules sejam danificados.
Se você está procurando uma planta para decorar a sua casa ou apartamento, não procure mais do que a Tradescantia sillamontana. Ela é extremamente bonita e fácil de cuidar. Além disso, ela também te dará um beijinho de vez em quando!
Para Estudantes e Biológos
A Tradescantia sillamontana é uma planta da família Commelinaceae, nativa da região do México. É uma planta rústica e resistente, que pode atingir até 30 centímetros de altura. As suas folhas são espinhosas, de cor verde escura e formato oval. As flores são brancas e aparecem aglomeradas nas extremidades dos ramos. A Tradescantia sillamontana é uma planta que requer poucos cuidados e é bastante tolerante à seca.
A Tradescantia sillamontana é uma planta originária da região do México, onde ocorre em clima semi-árido. A espécie é bastante tolerante à seca e pode ser encontrada em diversos tipos de solo, desde areia até argila. A planta também é conhecida pelo nome popular de ‘espina-de-gato’.
A Tradescantia sillamontana pode atingir até 30 centímetros de altura e apresenta folhas espinhosas, de cor verde escura e formato oval. As flores são brancas e aparecem aglomeradas nas extremidades dos ramos. A espécie requer poucos cuidados e é bastante tolerantes às condições adversas do clima semi-árido.
A Tradescantia sillamontana é uma planta rústica, que pode ser cultivada em vasos ou jardineiras. O ideal é que a espécie seja cultivada a meia-sombra ou sob luz filtrada, pois tolera bem o calor do sol direto. A planta também precisa de um substrato bem drenado para evitar o acúmulo de água na raiz.