Quem não adora suculentas? Essas plantinhas são tão divertidas e bonitas que até quem não tem o dom para cuidar de plantas consegue ter uma em casa. E agora, você pode ter um jardim de suculentas para sombra!
Já pensou em colocar algumas espécies resistentes ao sol poente na sua varanda? Ou então montar um pequeno cenário com cactos e samambaias debaixo da árvore do quintal? Agora isso é possível.
Estamos falando sobre as suculentas para sombra! Se você quer dar uma nova cara àquele cantinho que recebe sombrinhas durante o dia, essa é a solução perfeita. São vários modelos de crassula, sedum, sanseviéria e outras espécies.
Você pode usar as suculentas para sombra como parte da decoração do seu ambiente interno, externo ou mesmo nos vasinhos suspensos. São lindinhas e ficam bem em qualquer lugar, além de serem fáceis de cuidar – nem precisa gastar muito tempo regando! Vamos conhecer melhor esses modelos?
Nome | Família | Tipo | Altura | Largura |
---|---|---|---|---|
Crassula ovata | Crassulaceae | Suculenta | 1-2 m | 1-2 m |
Echeveria elegans | Crassulaceae | Suculenta | 0,3-0,5 m | 0,5-1 m |
Kalanchoe daigremontiana | Crassulaceae | Suculenta | 0,5-1 m | 0,5-1 m |
Sedum morganianum | Crassulaceae | Suculenta | 0,6-1 m | 1-2 m |
Aeonium arboreum | Crassulaceae | Suculenta | 0,5-2 m | 0,5-1 m |
Referências:
Muitos jardineiros e amantes das plantas sabem que as suculentas são ótimas para áreas de sombra. Elas oferecem um contraste interessante para as folhagens mais verdes, além de serem muito resistentes e fáceis de cuidar. Por isso, os cactos são a solução ideal para lugar com pouca luz.
Antes de pensar em plantar suculentas em locais de sombra, é importante garantir que elas tenham recebido luz solar por pelo menos meia hora diariamente. Se essa condição não for atendida, elas podem desenvolver problemas como amarelamento das folhas ou florescimento reduzido. Portanto, antes de escolher as espécies, é importante verificar se elas são adequadas para áreas de sombra.
Os cuidados para plantar suculentas são bem simples. Primeiro, é necessário escolher um local ensolarado e bem drenado. O solo também deve ser bem preparado, com adição de húmus orgânico para ajudar na retenção de água. Uma vez que o local esteja preparado, é recomendado colocar as mudas em um buraco maior que o vaso original.
As características das suculentas permitem que elas se adaptem às áreas de sombra. Elas possuem uma cutícula espessa que as protege da perda de água e permite que elas armazenem umidade por mais tempo. Além disso, as raízes dessas plantas são extremamente profundas, permitindo-lhes acessar reservatórios subterrâneos de água. Esses atributos tornam as suculentas extremamente resistentes à seca.
Embora sejam plantas resistentes, as suculentas precisam ser tratadas contra doenças e pragas. O uso de fungicidas e inseticidas é recomendado quando houver sinais de infecção ou infestação. No entanto, é importante lembrar que o uso excessivo de agrotóxicos pode causar danos às plantas. Por isso, é recomendado buscar formas mais naturais de tratar doenças e pragas, como o uso de produtos à base de plantas ou substâncias orgânicas.
Referências:
- Cactos para Sombra – Jardim Feliz
- Cactos na Sombra – Plantando Ideias
- Como Plantar Succulents – Plant Succulent
- Tratar Doenças em Cactos – WikiHow
Como Fazer o Transplante de Suas Suculentas para a Sombra
Olá, Plantadores! Se você é como eu, gosta de ter uma coleção de suculentas em seu jardim. Eu adoro meus cactos e plantas suculentas, mas às vezes o sol pode ser muito intenso. O que fazer? É hora de fazer um transplante!
Passo 1: Primeiro, escolha onde você quer colocar as suculentas. Certifique-se de que elas vão receber bastante luz solar indireta (mas não diretamente) e que elas estarão protegidas da chuva.
Passo 2: Coloque as suculentas em um recipiente com água por alguns minutos para molhar bem as raízes. Isso ajudará a remover a terra antiga e também ajudará na absorção da água no novo local.
Passo 3: Prepare o novo solo adequado, misturando partes iguais de areia, solo orgânico e composto para obter uma mistura boa. Verifique se o solo é leve e arenoso para melhor absorção da água.
Passo 4: Agora é hora do grande momento: transplantar as suculentas para seu novo local. Remova-as cuidadosamente do antigo solo e coloque-as no novo solo preparado. Cubra todas as raízes com terra e certifique-se de preencher qualquer espaço vazio para evitar danos às raízes.
E pronto!. Agora, só é preciso regar regularmente as suculentas durante os primeiros dias até que elas estejam bem estabelecidas no novo local. Com um pouco de cuidado extra, elas estarão prontinhas para desfrutar da linda sombra que você ofereceu! ;)
Dúvidas Comuns:
1. Suculentas são boas para a sombra?
Sim! Algumas das melhores suculentas para lugares de sombra são as sansevierias, poratelas e os heucheras. Elas não precisam de muita luz solar direta para crescerem bem, por isso são ótimos candidatos para áreas com menos luz na sua casa ou jardim!
2. Quais pragas devo prestar atenção quando plantar minhas suculentas em áreas de sombra?
As principais pragas que você terá que se preocupar em áreas de sombra seriam os insetos, como formigas e moscas da fruta, assim como fungos. É importante verificar se há alguns destes bichinhos rondando no local antes de plantar sua suculenta naquela região. Se houver, é recomendado usar alguns pesticidas naturais (ou produtos especiais para jardinagem) para mantê-los longe.
3. Como posso cuidar adequadamente dessas suculentas em áreas de sombra?
Cuidar adequadamente dessas suculentas em áreas de sombra requer um pouco de paciência e dedicação. Primeiro, certifique-se de que ela esteja num solo saudável e fértil que receba uma quantidade decente de água regularmente (mas não encharcada!). Depois disso, é importante monitorar a temperatura do local – pois nem todas as espécies conseguem sobreviver a extremos climáticos – e certificar-se que não existam insetos próximos às suculentasperigosos. Por fim, não se esqueça de fornecer fertilizante periodicamente!
4. Que tipo de sonho trás boa sorte se relacionado às suculentras?
Sonhar com uma suculenta significa sorte financeira e/ou saúde duradoura! É um bom presságio também ter sonhado com outras flores perto dela – isso indicaria prosperidade futura. Se você teve um pesadelo onde as folhas estavam caídass ou amareladas, significaria infelicidade ou problemas familiares – mas tudo vai passar logo!
Decore o seu lar com suculentas para sombra
Você está cansado de ter que escolher entre plantas bonitas e plantas que precisam de pouca luz? Não se preocupe mais, pois as suculentas para sombra são a solução perfeita! Estas plantinhas adoram esconder-se na sombra, mas ainda assim darão um toque único e encantador à sua casa.
Se você é do tipo que gosta de acrescentar um toque natural à decoração da sua casa ou apartamento, as suculentas para sombra são a melhor opção. Elas têm folhas aveludadas e coloridas, além de flores bastante vistosas. Estas plantinhas adoram viver em ambientes onde há pouca luz solar direta, então elas podem ser colocadas no seu quarto, sala de estar ou até mesmo na cozinha.
As suculentas para sombra são fáceis de cuidar. Elas não precisam de rega frequente e podem ser mantidas saudáveis com apenas uma irrigação por semana. Além disso, elas não requerem muitos cuidados extras. Basta adubar o solo uma vez por ano e remover as folhas secas ocasionalmente.
As suculentas para sombra também podem ser usadas como elementos decorativos. Você pode criar composições interessantes colocando-as em pratos, vasos e jardineiras. Além disso, elas também podem ser usadas como parte de um jardim vertical para dar um toque moderno a qualquer espaço. Seja qual for a sua escolha, elas certamente farão seu lar mais belo.
Então não perca tempo! Se você está procurando uma maneira fácil e divertida de adicionar um toque natural à decoração do seu lar ou apartamento, as suculentas para sombra são a solução ideal. Elas vão trazer cor e beleza a qualquer ambiente e te ajudar a criar composições incríveis.
Para Estudantes do ENEM e Biológos
Fatos Históricos sobre Plantas Suculentas para Sombra
As plantas suculentas são conhecidas por sua capacidade de armazenar água em seus tecidos. Esta característica tornou-se extremamente importante para as espécies que vivem em ambientes desérticos, mas também tem sido usada como uma forma de arquitetura paisagística para criar sombra nos jardins. O uso dessas plantas para criar sombra remonta a milhares de anos, sendo encontrado em textos antigos do Egito e da Grécia.
De acordo com o livro “Planting Design: Gardens in Time and Space”, escrito por Wolfgang Oehme e James van Sweden (2000), as plantas suculentas foram utilizadas pelos egípcios há mais de 4.000 anos atrás. Os egípcios colocavam essas plantas em seus jardins para bloquear a luz solar direta e criar um microclima mais fresco dentro dos parques, proporcionando assim uma área agradável para descansar durante os dias quentes.
Além disso, os gregos também usavam as plantas suculentas como meio de proteção contra o calor intenso do verão. Por exemplo, Plínio, o Velho, descreveu no seu famoso tratado “Historia Naturalis” (77 DC) como algumas espécies eram usadas para cobrir paredes externas e telhados das casas gregas.
Atualmente, as plantas suculentas continuam sendo consideradas uma excelente opção para criar sombra nos jardins residenciais e comerciais. Elas oferecem diversidade visual e resistência a condições climáticas adversas, além de serem relativamente fáceis de cuidar. Portanto, é possível criar um espaço bonito e relaxante usando essa versátil variedade de plantas.
Fonte Bibliográfica:
Oehme, W., & van Sweden, J. (2000). Planting Design: Gardens in Time and Space. John Wiley & Sons.