Se tem um fruto que eu adoro, esse fruto é o abacate. É tão bom! Já pensou poder plantar a sua própria árvore de abacate em casa? Pois bem, vou ensinar como fazer isso. A primeira etapa é escolher uma boa semente. Pode ser daquele abacate que você comeu e gostou muito, ou então comprar uma semente especificamente para plantar.
Após escolher a semente, lave-a para tirar toda a polpa e deixá-la bem limpa. Depois disso, é hora de colocá-la para germinar. Para fazer isso, você pode usar uma garrafa PET grande, cortando a parte de cima e deixando apenas o gargalo e a base. Encha a garrafa com água até a metade e coloque a semente dentro, de forma que fique suspensa na água.
Depois é só aguardar até que as raízinhas apareçam. Isso leva em torno de duas semanas. Uma dica importante: troque a água da garrafa todos os dias para que ela não fique estagnada e acabe criando fungos na semente.
Pronto! Após as raízes surgirem, é hora de transplantar a sua plantinha para um vasinho com terra fértil. Depois é só regá-la todos os dias e esperar que ela cresça forte e saudável para dar muitos frutos deliciosos.
Nome científico | Persea americana |
Família | Lauraceae |
Origem | México |
Clima | Tropical |
Solo | Fértil, bem drenado |
1. Abacateiro – Introdução
O abacateiro (Persea americana Mill.) é uma planta da família das lauráceas, nativa da América Central e do México. É cultivada em todo o mundo, principalmente no Brasil, onde é conhecida como “avocado”, “pera” ou “manteiga”.
2. Abacateiro – Características e Cuidados
O abacateiro é uma planta arbórea que pode atingir de 6 a 10 metros de altura, com tronco e ramos cilíndricos e escuros. As folhas são alternadas, oblongas, com margens denteadas e um ás na base. As flores são pequenas, brancas ou verdes, agrupadas em inflorescências terminais. Os frutos são drupes carnosas, esféricas ou ovaladas, de 10 a 20 cm de diâmetro, com uma casca lisa e escura. O fruto maduro é amarelo-claro ou verde-escuro por fora e amarelo-esbranquiçado por dentro, mesocarpo carnoso e sem sementes.
3. Abacateiro – Plantio e Colheita
O abacateiro é uma planta que gosta de climas quentes e úmidos e prefere solos férteis, bem drenados e ricos em matéria orgânica. O plantio deve ser feito em locais protegidos do vento e com boa incidência de luz solar. A distância entre as plantas deve ser de 3 a 4 metros.
A colheita dos frutos do abacateiro deve ser feita quando estiverem completamente maduros, pois não amadurecem após serem colhidos. Para saber se o fruto está maduro, basta verificar se a casca está macia ou se a fruta está solta no pedúnculo.
Abacateiro: Como fazer replantio ou transplante da planta raiz
O abacateiro é uma planta perene que frutifica todos os anos. A sua fruta, o abacate, é um alimento muito nutritivo e delicioso. A planta do abacateiro precisa de muito sol e calor para se desenvolver bem, por isso é importante escolher o local certo para plantar o seu abacateiro.
O ideal é que a planta esteja em um lugar onde possa receber pelo menos 6 horas de sol por dia. Se você mora em um lugar com clima quente, pode plantar o seu abacateiro a pleno sol. Já se mora em um lugar com clima mais fresco, o ideal é que a planta esteja em um lugar onde possa receber meia sombra.
O solo também é importante para o bom desenvolvimento da planta do abacateiro. O solo precisa ser fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. Se você não tem certeza se o solo do seu jardim atende a todas essas características, pode fazer uma análise no laboratório de solos da sua cidade.
Uma boa dica para melhorar as condições do solo é adicionar composto orgânico no momento da plantação e também fazer uma adubação com composto orgânico todos os anos, na primavera.
Dúvida dos Leitores
O que é a planta raiz do abacateiro?
A planta raiz do abacateiro é uma das partes da planta que se encontra no solo. Ela tem a função de absorver água e nutrientes para a planta, além de servir de suporte para a planta.
Como cuidar da planta raiz do abacateiro?
Para cuidar da planta raiz do abacateiro, você precisa mantê-la bem hidratada. Você também pode adubar a planta com um fertilizante especial para plantas. Além disso, é importante manter o solo da planta bem ventilado para evitar o apodrecimento das raízes.
Quais são os cuidados especiais para a planta raiz do abacateiro?
Os cuidados especiais para a planta raiz do abacateiro são: manter o solo da planta sempre úmido, adubar a planta com um fertilizante especial para plantas e manter o solo da planta bem ventilado.
Por que é importante cuidar bem da planta raiz do abacateiro?
Cuidar bem da planta raiz do abacateiro é importante porque ela tem a função de absorver água e nutrientes para a planta. Além disso, a planta raiz também serve de suporte para a planta. Portanto, se você não cuidar bem da sua planta raiz, ela pode afetar negativamente toda a sua planta.
Decorando com a planta raiz do abacateiro!
A raiz do abacateiro é uma planta perfeita para quem quer decorar a casa ou apartamento com plantas. Ela tem um caule ereto e espesso, com folhas que ficam bem verdes e bonitas. Além disso, a planta raiz do abacateiro é bem resistente, o que significa que ela pode ficar em qualquer lugar da sua casa, desde o sol ao sombra. E o melhor de tudo: ela não precisa de muitos cuidados! Basta regá-la uma vez por semana e pronto.
A decoradora Ana Paula Araújo, do blog Decoração e Luxo, ensina algumas dicas de como utilizar a planta raiz do abacateiro na decoração da sua casa:
- “Uma dica é usar a planta para compor um arranjo de mesa, fica super charmoso!”
- “Outra ideia é colocá-la em um vaso grande e colocá-lo no chão, perto da porta de entrada da sua casinha.”
- “E se você tem um espaço na janela que recebe bastante sol, aí vai uma dica: use a raiz do abacateiro para compor um jardim vertical! Fica lindo!”
- “Para finalizar, uma última dica: a planta raiz do abacateiro também fica ótima em ambientes externos, como varandas e sacadas.”
Esperamos que vocês tenham gostado das dicas! Aproveitem para decorar a sua casinha com a plantinha raiz do abacateiro. Até a próxima! 🙂
Para Estudantes do ENEM e Biológos
Abacateiro (Persea americana) é uma planta da família das lauráceas, que inclui outros frutos comestíveis, como canela, sassafrás e nabo-couve. Originária da América Central, o abacateiro é cultivado no mundo todo e pode ser encontrado sob diversas formas, tamanhos e cores de fruto. A árvore do abacateiro atinge, em média, dez metros de altura.
História do Abacate
O primeiro registro histórico do abacateiro data de 10.000 a.C., quando a planta foi cultivada pelos astecas, nas montanhas do México. A palavra “abacate” deriva do náhuatl “ahuácatl”, que significa testículo, em referência à forma do fruto. Os espanhóis levaram o abacate para as Filipinas no século XVI; daí ele se espalhou para outras partes da Ásia e África.
Os primeiros registros da chegada do abacateiro ao Brasil datam de meados do século XVI. Contudo, a cultura do abacate ganhou força somente a partir do século XIX, quando foi introduzida na região Sudeste pelos imigrantes italianos. No Brasil, o estado de Minas Gerais é o maior produtor nacional desse fruto.
Variedades de Abacate
Existem diversas variedades de abacates cultivadas em todo mundo. No Brasil, as principais variedades cultivadas são:
- Abacate Hass: Essa é a variedade mais conhecida e consumida no mundo todo. O fruto é grande (cerca de 200 gramas), tem casca escura e carne amarela e cremosa.
- Abacate Fuerte: Esse tipo de abacate tem casca verde-escura e carne amarela clarinha. É um fruto menor (cerca de 100 gramas) que o Hass.
- Abacaterio: (Persea gratissima) Não é tão popular quanto os outros tipos, mas é bastante consumido no Brasil. O abacaterio tem casca fina e lisa e carne verde-escura com sementes grandes.
.
Referências:
.
- [1] https://www.todaperfeita.com/abacate/
.
[2] http://www.agrolink.com.br/noticias/fruticultura-tropical/abacaxi/conheca-melhor-a-historia-do-abacaxi/.
[3] http://www.agrolink.com.br/noticias/fruticultura-tropical/abacaxi/.