05 Plantas Muito Fáceis de Cuidar

As plantas além de darem beleza ao ambiente, incentivam o compromisso e algumas até limpam o ar, mas, muitas pessoas não dispõem de tempo para cultivas por não ficarem frequentemente em casa. Se você se encaixa nessa descrição, nós do GPA Brasil produzimos uma lista com as espécies mais fáceis de cuidar. 

As plantas, assim como todos os seres vivos demandam de cuidados. Com os vegetais, é mais simples, por precisar apenas seguir uma rotina relacionada a rega, solo e iluminação. 

Ainda assim, é comum conhecermos alguém que tentou cultivar alguma espécie e não conseguiu levar adiante. 

Isso pode ocorrer por falta de tempo ou por falta de pesquisa sobre a planta escolhida. 

Para essas pessoas, o recomendado é escolher vegetais que não precisam de muitos cuidados, que não demandem uma rotina bem estruturada de regas, por exemplo. 

Ou seja, se você quer cultivar algo e não tem muito tempo, escolha uma planta que não precise de muita água e que não tenha muitas especificações sobre o solo ou luminosidade. 

Para te ajudar, pesquisamos e selecionamos as 5 plantas mais resistentes e autossuficientes para quem quer ter uma em casa, mas, não quer se preocupar se esqueceu de molhar ou podar. 

Cacto 

foto do caco em vaso
Fonte: Canva.

Como primeira sugestão, colocamos, é claro, o cacto. Pode até ser considerado como clichê por ser encontrado em diversas listas que falam sobre esse assunto. 

O principal ponto positivo do cacto é a variedade em tamanhos, formatos e cores. Você terá uma decoração completa com uma espécie muito fácil de cuidar. 

São muitas as possibilidades de ornamentação com essa planta, você poderá posicioná-la no quarto, na sala, na cozinha, etc. 

Por não precisar de muitas regas, é praticamente impossível matar um cacto de “sede”. Essa espécie é conhecida por armazenar água para conseguir enfrentar grandes períodos de seca. 

Além disso, quanto menor a planta, menos água deverá receber para que o solo não encharque. 

Outro ponto positivo é ser econômico. Você facilmente encontrará vasos pequenos por preços acessíveis, os famosos mini cactos. E se quiser uma planta maior, basta replantá-la em um vaso mais espaçoso. 

A rega poderá ser bem espaçada. Quanto à iluminação, recomendamos que você mantenha a planta na janela onde chegue bastante luz do sol. 

O solo não precisará de fertilizantes elaborados, você poderá encontrar tanto em lojas físicas da sua cidade ou em lojas online na internet. 

Suculentas 

foto de uma suculenta
Fonte: Canva.

As suculentas são mais um exemplo de plantas que se adaptam muito rápido e que não precisam de muitos cuidados. 

Por isso, assim como os cactos, são uma das espécies mais comercializadas, mesmo que em lojas pequenas e familiares. 

São pequenas, então, cabem em praticamente qualquer lugar da casa. Com certeza, são vegetais recomendados para quem mora em apartamento. 

Elas são resistentes às mudanças de temperatura, não importa em qual região do país você mora, é seguro ter uma suculenta. 

Se você quer uma plantinha com estética mais delicada, essa será a ideal. Suas folhas lisas e repletas de água darão autenticidade para a decoração da sua casa. 

Além disso, são versáteis e existem inúmeras espécies. Caso você queira uma versão diferente e pouco usada na sua cidade, pesquise através da internet. 

Como plantas que também armazenam água, não precisarão de regas frequentes e também não precisarão de luz do sol em excesso para não queimar as folhas. 

Rosa-da-fortuna 

foto da rosa da fortuna
Fonte: Canva.

A rosa-da-fortuna ou flor da fortuna, como também é conhecida, é uma planta esteticamente delicada e muito bonita. 

Ideal para quem quer uma espécie que floresça, tornando o ambiente ainda mais aconchegante graças ao contraste de cores presentes na espécie. 

As flores podem surgir de várias cores, brancas, vermelhas, rosas e amarelas. 

São muito resistentes e mesmo que você derrube o vaso, ainda poderá salvá-las. Basta replantar e fornecer a quantidade de água recomendada. 

Como todas as plantas, precisa de iluminação, o melhor lugar para deixá-la é próxima a uma janela. Não a deixe em sol direto para não queimas as folhas e flores. 

O solo precisará ser bem drenado, então, confira se o vaso apresenta furos na parte inferior, assim, a água poderá escorrer com facilidade. 

A flor-da-fortuna pode ser considerada uma suculenta, por isso, armazena água em sua estrutura. Para saber se é hora de molhar, confira com seu dedo se a terra já está seca. 

Para quem gosta de plantas com significado, a rosa-da-fortuna representa felicidade e prosperidade, entretanto, cada cor possui significados particulares. 

Planta jiboia 

foto da jiboia
Fonte: Canva.

Para quem gosta de decoração diferente e com plantas ramificadas, recomendamos a planta jiboia.  

Essa é a melhor planta para compor a organização de escritórios e clínicas em que você deseje que o ambiente seja mais aconchegante. 

Apesar de as espécies serem majoritariamente na cor verde, podem apresentar algumas diferenças quanto à estética. Um exemplo é a tonalidade marmorizada. 

O caimento das folhas é bonito e a principal diferença entre as demais espécies citadas nesse artigo. 

Isso oferece maiores possibilidades quanto à ornamentação, você poderá pendurá-la em vasos suspensos feitos em madeira, vidro e envolvê-los em cachepôs de madeira ou crochê, por exemplo. 

A frequência de regas é simples, espere o solo ficar seco e não encharque ao molhar. 

O solo não demandará de fertilizantes complexos, por isso, será fácil encontrar o adubo adequado. 

Quanto à iluminação, mantenha a planta em locais bem iluminados, mas não necessariamente em luz do sol direta. 

Palmeiras 

foto de uma palmeira
Fonte: Canva.

5 dúvidas sobre como cuidar da sua planta:

  1. Como eu sei se minha planta precisa de água?

    Para saber se sua planta precisa de água, basta verificar se a terra está seca. Se a terra estiver seca, é hora de regar a planta.

  2. Como devo regar minhas plantas?

    Regue suas plantas na base, deixando a água penetrar na terra. Não regue as folhas da planta, pois isso pode causar manchas nas folhas.

  3. Qual a melhor maneira de fertilizar minhas plantas?

    Fertilize suas plantas uma vez por mês, usando um fertilizante líquido diluído na água. Não aplique o fertilizante diretamente na planta, pois isso pode causar queimaduras nas raízes.

  4. Minha planta está ficando amarela. O que eu faço?

    Verifique se a planta está recebendo a quantidade certa de água e luz. Se a planta estiver em um local muito escuro, pode ser que ela esteja ficando etérea. Mude-a para um local mais claro.

  5. As folhas da minha planta estão ficando quebradiças e amarelas. O que eu faço?

    Verifique se a planta está recebendo a quantidade certa de água. Se a terra estiver seca, regue a planta. Se a terra estiver encharcada, drene o excesso de água. Também verifique se a planta está em um local muito quente ou úmido. Se estiver, mude-a para um local com temperatura e umidade mais moderadas.

As palmeiras são recomendadas para quem quer decorar o exterior da casa com plantas fáceis de cuidar. 

Por serem autossuficientes, são bastantes requisitadas para compor jardins ou até mesmo ornamentações internas com espécies de pequeno porte. 

As espécies mais cultivadas no Brasil, são originais de ambientes com clima quente e ensolarado, mas, é possível encontrar algumas palmeiras que gostam de clima úmido. 

São espécies resistentes ao vento e mudança drástica de temperatura, graças às folhas grandes e duras acostumadas com ventanias. 

São muitos gêneros disponíveis para o cultivo, então, serão adequadas para quase todo o tipo de decoração. 

As regas poderão ser espaçadas, principalmente se o local em que você mora tiver um índice alto de chuvas anuais. 

O solo também não precisará de muitos cuidados, mas, assim como outras plantas, precisará ser fertilizado em determinada quantidade de tempo. Confira as instruções da embalagem. 

Quanto ao sol, as palmeiras se dão melhor fora de casa por precisarem de luz solar direta em parte do dia ou durante o dia todo. 

Conseguiu escolher a melhor planta para você? Sugerimos plantas de estéticas diferentes para agradar todos os gostos. Agora é com você, escolha, compre e comece a cultivar. 

Foto em destaque: Canva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *