As plantas são procuradas pela vitalidade e beleza que proporcionam como itens decorativos. Que tal conhecer comigo algumas espécies que tornarão sua casa um ambiente ainda mais agradável? Continue lendo e confira a lista que produzi aqui no GPA Brasil.
Existe uma diversidade enorme de espécies e com certeza você encontrará uma perfeita para a ornamentação que deseja.
São plantas que proporcionam elegância, outras que garantem a delicadeza do ambiente e algumas espécies possuem propriedades que limpam o ambiente ou servem como itens medicinais.
Confira a lista que fiz com algumas recomendações de plantas e confira se já falamos sobre a espécie aqui no site para aprender a cuidar.
Lírio-da paz
O lírio-da paz é uma planta que trará harmonia e leveza para a sua decoração e a vantagem dessa espécie é ser fácil de encontrar. Você poderá comprar em vários tamanhos e colocar em diversos lugares da casa.
Para cultivá-la, é necessário colocar o vaso em locais que tenham bastante iluminação ou sua pétala ficará verde. Mantenha o solo bem drenado e efetue regas espaçadas.
Lavanda
A lavanda é conhecida por ser a fragrância de produtos para casa, perfumes e hidratantes para a pele. Também é fácil de encontrar seja em lojas físicas ou buscando através da internet.
O aroma que deixa na casa é maravilhoso! Além disso, é uma planta que limpa o ar e espanta alguns insetos. Também precisa ser cultivada em ambientes iluminados para manter o brilho e aparência saudável.
Samambaia
As samambaias são as queridinhas das donas de casa, principalmente para quem procura plantas para uma decoração suspensa, pois, suas folhas compõem um arbusto com caimento perfeito.
Essa é uma espécie que ama umidade, então, mantenha o solo úmido, não encharcado. Outra dica é borrifar água nas folhas nos dias mais quentes para manter a planta bem hidratada mesmo no calor intenso.
Orquídeas
Existem diversas espécies de orquídeas e uma variedade imensa de cores nessa planta. São delicadas e cultivadas pelo ar de sofisticação que proporcionam a qualquer ambiente.
Por serem nativas de locais mais altos e muitas vezes úmidos, podem ser mantidas em qualquer cômodo da casa, até mesmo no banheiro. Mantenha a planta suspensa em vasos específicos ou em árvores maiores.
Coqueirinhos
Os coqueirinhos são muito comuns por serem bonitos e resistentes. Como uma espécie de palmeira de pequeno porte, pode ser cultivado tanto na área externa quando em casa.
São fáceis de cuidar e proporcionam a sensação de frescor. Para manter seu coqueirinho saudável, espere o solo secar para regar novamente e mantenha a terra com boa drenagem.
Antúrios
Os antúrios são plantas nativas da América que são muito procurados para fazer parte da decoração interna da casa graças a sua estética bonita que não é possível encontrar em nenhuma outra espécie.
Essa é uma espécie que ama luz do sol indireta, por isso, pode ser cultivada em apartamentos com facilidade. Mantenha o solo levemente úmido para crescer saudável.
Suculentas
As suculentas são fáceis de cuidar por não precisarem de água com frequência, por isso, são recomendadas para quem quer uma decoração com plantas, mas, não dispõem de muito tempo para cuidar.
Existem diversas espécies e você pode colecionar várias na sua casa, desde as coloridas, às mais simples e fáceis de encontrar. Além disso, não precisam de fertilizantes elaborados.
Flor-da-fortuna
Se você quer uma flor que traga energias positivas e prosperidade, a rosa-da-fortuna é a opção perfeita. Além de ser barata, pode ser encontrada em diversos tamanhos e com diversidade de cores.
As folhas são suculentas, por isso, não precisam de muita água e são muito resistentes ao calor, perfeitas para apartamentos.
Planta Jiboia
A planta jiboia é uma espécie belíssima que se enquadra como trepadeira, por isso, são recomendadas para a ornamentação de salas ou outros espaços amplos da sua casa.
Se adapta bem a locais com sombra e luz indireta e não é resistente a baixas temperaturas. Quanto à rega, molhe 3 vezes na semana em estações mais quentes e diminua quando estiver frio.
Azalea
As azaleias são ideais para quem gosta de flores com a cor vibrante e aspecto delicado para dar vida ao ambiente escolhido para cultivá-la.
As regas podem acontecer a cada 7 ou 10 dias, então, se você passa muito tempo fora de casa, essa é a espécie perfeita.
Mantenha em local que receba luz indireta do sol.
Crisântemo
O crisântemo também é uma flor delicada, repleta de detalhes e pode ser encontrada em diversas colorações. Além disso, vai bem em todos os cômodos da casa.
É uma planta bastante delicada, resistente e floresce durante todo o ano. O solo deverá permanecer sempre úmido, por isso, precisa ser molhada com certa frequência.
Hortênsia
As hortênsias são belíssimas flores azuis com propriedades medicinais que podem tornar sua casa muito mais aconchegante e bonita. Suas pétalas delicadas em tons de rosa, azul e roxo darão autenticidade ao local.
Precisam de solo úmido, mas, não encharcado. São ideais para quem mora em regiões serranas ou no sul do Brasil por apresentar temperaturas mais amenas.
Espada-de-são-jorge
A espada-de-são-jorge é uma planta ornamental com folhas duras e extremamente resistentes principalmente a ventanias, mas, são geralmente cultivadas em casa.
Existem variações da espécie e todas são fáceis de cuidar. É uma espécie que gosta de luz do sol direta por ser originada da África e para quem acredita, é uma planta protetora.
Bromélia
As bromélias são plantas visualmente exuberantes e repletas de autenticidade. Ter uma em casa com certeza será o diferencial da sua decoração se você ama plantas exóticas.
A rega deve ser feita com frequência e você poderá borrifar água em suas folhas e mantenha sempre em locais iluminados para manter a coloração original das folhas.
Begônia
A begônia é uma espécie perfeita para jardins externos ou internos, mas, pode ser facilmente cultivada em vasos nos locais em que você preferir por serem delicadas e chamativas.
Mantenha o solo com boa drenagem e molhe sempre que estiver seco. Nunca borrife água ou molhe as folhas durante as regas, pode danificá-las.
Palmeira Yucca
A palmeira yucca é uma das várias espécies da família vasta das palmeiras e, para não crescerem muito, podem ser cultivadas em vasos nos jardins ou na sala da sua casa.
As folhas são verdes, longas e surgem em espiral, além disso, cuidar dessa planta é muito fácil, não precisará de regas frequentes para não atrapalhar o florescimento.
Costela-de-dão
A costela-de-adão leva esse nome graças a sua estética que realmente lembra o desenho de uma costela. São plantas de folhas verdes e largas que vão melhorar ainda mais o aspecto da sua casa.
Se adapta com facilidade em diversos ambientes, por isso, não morre fácil. Para mantê-la saudável, deixe-a em locais com iluminação indireta, regue duas vezes na semana e troque de vaso anualmente.
Mini cactos
Os mini cactos são uma febre o tempo todo, nunca saem de moda por serem bonitos, exóticos e muito fáceis de cuidar. Além disso, podem ser encontrados facilmente por preços muito acessíveis.
É enorme a variedade, mas, se você quiser espécies autênticas, basta buscar na internet. Não precisam de muita água e devem ser mantidos no sol direto.
Zamioculca
A zamioculca é uma espécie com folhas ornamentais perfeita para se ter em casa, são muito procuradas por serem fáceis de cuidar, não serem caras e possuírem uma resistência bem alta.
A rega pode acontecer 1 vez na semana ou a cada 15 dias em estações mais frias. Quanto ao ambiente, se desenvolve bem recebendo luz indireta do sol em janelas.
Violeta
As violetas são delicadas e visualmente muito bonitas, por isso, estão presentes em grande parte das casas brasileiras. São plantas que podem contribuir positivamente com a decoração de qualquer ambiente.
Escolha um local bem iluminado e sem luz do sol direta e se certifique de que o solo está bem drenado para não encharcar durante as regas.
Qual planta você tem em casa e qual pretende comprar para deixar seu lar ainda mais bonito e aconchegante? Me conte nos comentários.
Foto em destaque: Canva.