Esse artigo é ideal para quem procura uma espécie de planta que vá durar muito tempo garantindo beleza e autenticidade na decoração. Caso esse seja seu propósito, a pata-de-elefante é perfeita para você.
Além de muito bonita, apresenta uma aparência excêntrica e original, em simultâneo, suas cores neutras darão simplicidade e graciosidade à sua decoração.
É uma espécie de ciclo de vida perene e duradouro, isso significa que vai viver por longos anos, mas, que também possui um crescimento bastante lento.
Faz parte do grupo das gimnospermas, apresenta estrutura completa com raiz, caule, folha, flor e gimnospermas. As flores costumam ficar escondidas no interior da planta.
Seu cultivo não é difícil, na verdade, é muito prático e não exige muito tempo.
É uma espécie bastante resistente à seca, pois armazena água em seu caule, não morrerá facilmente se você esquecer de regar.
A pata-de-elefante é uma falsa palmeira, entretanto, demanda de cuidados similares e se parecem muito quanto à estrutura.
A seguir, você vai conferir informações e dicas fundamentais para manter essa espécie sempre vistosa e saudável. Nós, do GPA Brasil, vamos te acompanhar em um guia completo sobre essa espécie majestosa.
Sobre a planta
Reino: | Plantae |
Ordem: | Asparagales |
Família: | Asparagaceae |
Gênero: | Beucarnea |
Espécie: | Recurvata |
Também conhecida como nolina, biucarnea e palmeira-rabo-de-cavalo, é uma espécie nativa do México. É uma planta originária de clima quente e bastante incidência de luz solar.
Se desenvolve bem em localidades que apresentam clima equatorial, tropical, subtropical, oceânico e semiárido, então existem diversas regiões brasileiras onde pode ser cultivada.
O nome pata de elefante se deu devido à estrutura inferior do caule que é bastante dilatada ou esparramada. Essa parte é dessa forma para ser possível que a planta armazene água e suporte grandes períodos de seca.
Em decorrência disso, algumas pessoas a classificam como suculenta, essa foi a forma que a espécie encontrou de sobreviver na natureza.
Suas folhas são de formato arbustivo, formam uma grande cabeleira no topo do caule, folhas finas, caídas e curvadas. Transparecem charme e elegância.
O caule geralmente é único e de cor amarronzada, entretanto, se surgir algum machucado na planta, acidental ou proposital, pode ser local para a brotação de uma bifurcação desse caule.
As flores costumam surgir no outono e apresentam cor creme ou branca, aparecem apenas a partir da fase adulta da biucarnea e isso pode demorar um pouco. Na verdade, é uma inflorescência, parecem cachos.
Os frutos consequentemente também aparecem apenas na fase adulta e possuem caráter ornamental já que não são comestíveis.
A palmeira-rabo-de-cavalo é uma planta de pequeno porte, pois, atinge no máximo 5 metros de altura.
Como fazer o plantio ou propagação
Essa é uma planta de plantio simples, fácil e prático. O vaso deve ter sempre um furo ou furos na parte inferior para garantir a saída da água proveniente de chuvas ou de suas regas.
A nolina pode ser plantada através de mudas, estaquias ou sementes, mas, lembre-se de que é uma espécie de crescimento bastante lento caso você opte pelas sementes.
O tamanho do vaso deverá ser proporcional ao tamanho da muda ou estaquia, as melhores opções são recipientes rasos e espaçosos que vão deixar a parte dilatada do caule em evidência.
Para a montagem do vaso, inicie colocando cascalhos, britas ou pedritas, isso vai melhorar ainda mais o sistema de drenagem. É possível encontrar uma espécie de manta que desempenhe o mesmo papel que as pedras, basta pesquisar na internet.
Logo após essa camada de drenagem, forre o fundo do vaso com a terra onde será realizada o plantio. Misture 2 partes do substrato e 1 parte de areia para deixar o solo bem solto e evitar acúmulo de água. Esse substrato pode ser substituído por esterco.
Após colocada uma pequena camada de terra, posicione a muda centralizada no espaço e cubra com o restante do substrato de forma que a parte dilatada do caule fique para fora.
No caso de sementes, enterre-as na terra. No caso de mudas, antes de inserir no novo recipiente, solte bem as raízes com cuidado para não danificar.
Você pode utilizar o substrato antigo da muda caso esteja em boas condições, sem presença de insetos ou corpos estranhos e desde que também não esteja com mau cheiro.
Pronto! Agora é só adotar os cuidados que vamos te apresentar no próximo tópico.
Como cuidar da biucarnea
É essencial saber quais cuidados você deve adotar com sua planta e mesmo que isso vá variar e se ajustar conforme a espécie, é muito importante que você tenha determinadas informações.
Sempre que pensar em adquirir uma planta ou quando ganhar alguma de presente, pesquise sobre como regar, como deve ser o solo, o replantio, qual o ambiente ideal e o que fazer quando surgirem pragas ou doenças.
Saber sobre esses assuntos é fundamental para garantir que seu vegetal se desenvolva saudável e evita o surgimento de alguns problemas.
Se você é um amante de palmeiras vai querer saber como cuidar delas.
Água
A nolina é nativa de locais secos, quentes e geralmente com pouca incidência de chuvas, então, você deverá copiar o habitat dessa espécie. Mas como fazer isso?
É simples, as regas devem ser espaçadas para que o solo não fique constantemente úmido. Você deverá regar em média 3 vezes por semana em estações quentes como verão e primavera.
Nas estações mais frias, ou seja, outono e inverno, essas regas devem ser menos frequentes, pois, há menos luz do sol e calor para evaporar a água.
O ideal é esperar o solo secar para regar novamente, para ter certeza, sinta a terra com os dedos ou espete um palito, se ainda estiver úmido, espere um pouco mais.
A quantidade de água deverá ser proporcional ao tamanho da planta, mas tenha sempre cuidado para não encharcar, pois, isso pode apodrecer as raízes e matar sua biucarnea.
Aposte sempre em vasos com furo na parte inferior, se vier sem esses furos, você deverá fazer para que a água não fique retida no substrato.
Caso seja um vaso pequeno e tenha o prato embaixo, nunca esqueça de esvaziar. Caso permaneçam cheios, vai impedir a drenagem e pode virar berçário para o mosquito-da-dengue.
A palmeira-rabo-de-cavalo demora para atingir a fase adulta, então não pense que a falta de flores e frutos indica que a planta precisa de mais água.
Solo
Como você já deve imaginar, o solo deve garantir o escoamento eficiente da água. Para isso, deve ser bem solto e não compactado, por isso, indicamos a utilização de areia no processo de plantio, seja em vasos ou diretamente no solo.
Essa areia geralmente é a areia lavada, ou seja, não contem sal, pode ser a que é utilizada em construções. Muito cuidado para não se confundir e utilizar areia da praia.
No plantio em vaso, você já sabe que devem ser utilizados cascalhos, britas, pedritas ou a manta no fundo do vaso, pois, melhora ainda mais a drenagem do substrato.
Quando plantada no chão, verifique se o local oferece as condições adequadas para o desenvolvimento saudável da planta, você pode adicionar adubo e areia se for necessário.
Quanto ao adubo, pesquise sobre e escolha o que se encaixar melhor, geralmente palmeiras não precisam de adubos muito elaborados. E você pode encontrar facilmente em lojas especializadas físicas ou online.
Siga sempre as instruções da embalagem quanto à quantidade e quanto ao prazo de validade. Ao contrário dos nossos alimentos, esse produto não estraga, esse prazo é sobre o tempo que a planta levará para consumir os nutrientes, então, deverá ser substituído.
Ambiente
O ambiente ideal para a pata-de-elefante deve ser bastante iluminado, ou seja, com muita presença de luz solar, se você não dispor de um local assim na sua casa, escolha outra planta.
No exterior da sua será perfeito, em jardins expostos que não tenha cobertura, assim, a planta receberá a iluminação necessária e crescerá livremente.
Em ambientes que fiquem no interior da sua casa, deixe-a sempre próximas de janelas, pois, os raios solares dão essenciais para o processo de fotossíntese, por exemplo.
Garanta que o ambiente tenha boa circulação de ar e seja bem ventilado.
A nolina é resistente a ventanias leves, ventos fortes podem rasgar as folhas que são relativamente sensíveis.
Não a coloque em banheiros ou cozinha, esses cômodos costumam ficar úmidos e é totalmente contrário à atmosfera ideal para manter essa espécie saudável. Essa espécie também não é resistente a geadas.
A biucarnea ama ficar em sol pleno, esse termo diz que a planta precisa ficar no mínimo 6 horas de sol diariamente, mas, esse período pode se estender ao dia inteiro.
Quando jovem, pode ser cultivada em meia sombra, de 2 a 4 horas de sol por dia. Siga essas divas e verá sua planta crescer linda e exuberante.
Dicas para cuidados em vasos
- Mantenha o solo bem drenado;
- Regue apenas quando o solo estiver seco;
- Sempre plante em vasos que contentam furos;
- Deixe a planta em local bem iluminado;
- O solo deve ser solto, misturado com areia;
- Quando a planta for jovem, deixe-a suspensa para que as folhas não toquem no chão;
- Pode sempre que surgirem folhas secas, destaque-as;
- Se notar apodrecimento das raízes, faça o replantio e retire as partes estragadas;
- Para a poda, utilize sempre material cortante esterilizado.
Decoração
A pata-de-elefante possui uma estética bastante exótica, então, de forma alguma vai passar despercebida na sua ornamentação. Além disso, a forma como suas folhas ficam organizadas vão trazer elegância e frescor ao ambiente.
Logo abaixo, você poderá conferir algumas dicas para usar na decoração:
- Em vaso de gesso;
- Em vaso de varro;
- Em vaso de plástico;
- Você pode escolher entre vasos lisos ou texturizados;
- Suspensa na sala de jantar;
- Suspensa em varandas;
- No solo, isolada em pontos estratégicos;
- Colocadas em janelas;
- Você pode colocar duas ou três planas próximas umas das outras com tamanhos diferentes;
- Decoração da sala de estar ou sala principal;
- Decoração de eventos;
- Chácaras e sítios;
- Podem ser colocadas ao redor da casa;
- Pode ser colocada em bancos de madeira, plástico ou gesso para ficar suspensa;
- Pode ser cultivada em apartamentos no chão, em bancos ou em mesas de centro enquanto pequenas;
- Pode ser utilizada na decoração de painéis de TV quando estiverem pequenas.
Confira nosso artigo sobre como cultivar palmeiras em vasos
Como lidar com as pragas
As pragas são fatores comuns nas plantas e pode ser muito difícil evitar que apareçam, mas, sabendo como identificar e o que fazer para eliminar você pode salvar sua planta.
Uma praga muito comum na biucarnea são os ácaros, com esses você deve tomar bastante cuidado, pois, são difíceis de identificar já que são impossíveis de serem detectados a olho nu.
Você pode utilizar uma lente de aumento, mas plantas sempre dão sinais e isso serve como aviso de que estão doentes.
No caso dos ácaros, que fazem parte da família das aranhas, é possível identificar por meio da presença de teias na estrutura do vegetal, outro aviso é o apodrecimento dos frutos sem motivo aparente.
Essa categoria de praga não gosta de umidade, então, para eliminar, borrife água constantemente nas folhas.
As cochonilhas também podem atacar sua palmeira-rabo-de-cavalo, são insetos que parecem joaninhas, pequenos insetos que se alimentam da seiva da planta.
Costumam ficar nos caules, raízes e folhas bem escondidas, o ideal é que você procure na parte inferior das folhas, o surgimento dessas pragas pode ser indício de falta de iluminação e solo pobre.
Para eliminar, lave as folhas com água e detergente e isole de demais plantas durante o processo de cura, caso você tenha muitas espécies, pode virar um problema maior, aplique uma solução de fumo e água para prevenir o retorno.
Sua nolina também pode adoecer, ser atacadas por fungos que causam o apodrecimento das raízes, caule e folhas. Se esse problema não for tratado cedo, pode levar à morte da planta.
Evite encharcar o solo, utilize fungicidas se necessário, faça a poda das partes danificadas e realize o replantio em um substrato mais seco. Assim você poderá salvar a planta.
Fique atento aos sinais
- Folhas murchas indicam falta de água;
- Qualquer modificação na estrutura das folhas como encaracolar ou ficarem mais espaçadas indica falta de iluminação;
- Caule preto e mole indica presença de fungos.
Gostou das nossas dicas? Nos conte mais sobre isso através dos comentários.
Foto em destaque: Forest and Kim Starr, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons