As palmeiras são bastante populares, mas, você sabia que existem vários gêneros e espécies? Nós do GPA Brasil iremos te apresentar uma das mais esculturais e ideais para ornamentação. Continue lendo para conferir.
Palmeiras são buscadas principalmente por serem fáceis de cuidar. Por possuírem crescimento lento, podem viver por muitos anos se a forma de manutenção for adequada para cada espécie.
Além disso, muitos gêneros são independentes e muito resistentes, então, é ideal para quem costuma esquecer de regar a planta e precisa adquirir plantas com recorrência devido à morte do exemplar cultivado anteriormente.
Quem nunca comprou uma planta com flores e deixou todas murcharem?
Outra característica que chama atenção nessas plantas, é a beleza e aconchego que proporciona para qualquer ambiente onde for colocada, seja em vasos ou plantada diretamente na terra.
No artigo abaixo, você conhecerá a palmeira Yucca e todos os cuidados necessários para mantê-la saudável e bonita, de forma que contribua positivamente para a decoração da sua casa, chácara, ambiente de trabalho, etc.
Reino: | Reino |
Classe: | Liliopsida |
Ordem: | Arecales |
Gênero: | Yucca |
Espécie: | Existem várias |
Características da planta
A palmeira Yucca é um gênero pertencente a uma extensa família repleta de plantas exóticas e atrativas pela sua beleza e demais utilidades. Conta com diversas espécies que se distinguem quanto a estética, mas, os cuidados serão praticamente os mesmos.
A Yucca Gigantea, por exemplo, é nativa de países da América Central, América do Norte, Belize, Costa Rica, Guatemala, Honduras e México, portanto, se adapta bem em regiões que apresentam clima Árido, semiárido, tropical, subtropical, mediterrâneo e oceânico.
Suas folhas lembram roseiras em espiral, costumam ser longas e de coloração verde que formam uma espécie de arbusto acima do caule. São resistentes, pontudas e duras, podem conter serras nas extremidades.
Sua inflorescência é reta e desabrocham em estações mais quentes como primavera e verão. Apresentam formato de sino na cor branca e oferece um contraste de cores incrível para o paisagismo.
A polinização é seletiva, não são todos os insetos que se interessam pela planta, geralmente esse processo ocorre por meio de mariposas.
Os frutos são amarronzados e ovais, surgem após a floração no outono finalizando o ciclo anual da espécie. Essa é uma espécie de porte pequeno ou médio, pois, pode atingir de 6 a 9 metros de altura. Em vasos, tende a ficar menor.
Outro exemplo do gênero é a Yucca Rostrata que, assim como grande parte das palmeiras, possui o ciclo de vida perene, ou seja, viverá por muitos anos contribuindo para o paisagismo da sua casa, por isso, também é uma espécie de crescimento lento.
É geralmente encontrada nos Estados Unidos e no México, portanto, se adapta bem em localidades que apresentam clima árido, semiárido, tropical, subtropical, mediterrâneo e oceânico.
Costuma atingir na natureza de 2 a 4 metros de altura, então, é considerada uma palmeira de pequeno porte. Sua estética é a principal característica que a difere da espécie anterior, devido à organização das folhas e textura do caule.
As folhas são finas e crescem semelhantes a “pelugem” da flor dente-de-leão, isso significa serem organizadas no topo, podem crescer apenas para cima ou também para baixo.
O caule possui no topo uma espécie de espinhos, apesar de não serem pontudos e geralmente não machucam. O restante da estrutura parece ter sido esculpido a mão devido aos traços verticais que lembram fios de cabelo.
A inflorescência surgirá acima da folhagem com ramificações que poderão atingir 1 metro de comprimento. A coloração branca também trará um belíssimo contraste com o verde das folhas.
Não encontramos informações sobre frutos nessa última espécie, comum em plantas de uma mesma família, por isso, seu uso costuma ser apenas ornamental.
Como plantar no vaso
Todas as palmeiras oferecem a possibilidade do cultivo em vasos para facilitar que sejam mantidas em ambientes internos, ou, para potencializar a beleza da decoração se colocadas em vasos grandes de gesso na frente da casa, por exemplo.
Para plantá-la você deverá adquirir um vaso grande e com espaço amplo, para que a planta consiga crescer bem e desenvolver suas raízes saudavelmente.
O material deverá ser bastante resistente, mesmo que de plástico, você precisará garantir que não será danificado ao encher com terra e ao transportar a planta caso necessário.
Para a montagem e plantio da Yucca Gigantea, você precisará de:
- Argila expandida;
- Recipiente para plantio;
- Muda da palmeira yucca;
- Substrato adequado para palmeiras;
- Terra turfa;
- Areia lavada grossa.
Processo:
- Cubra de 2 a 3 centímetros com a argila expandida;
- Adicione o substrato, o recomendado é que seja uma mistura de barro com terra turfa e areia grossa todos na mesma medida;
- Enterre a planta para cobrir as raízes e siga os cuidados que ensinaremos nos próximos tópicos sobre rega e ambiente.
Fique atento (a) ao replantar a Yucca, se você perceber algum aspecto que indique apodrecimento das raízes, remova com objeto cortante e esterilizado.
Além disso, certifique-se de remover todas as folhas secas antes do novo plantio.
Cuidados necessários
Toda planta demanda de cuidados para que cresça saudável e permaneça bonita durante todo o ano, esse é um fator que deveria ser de conhecimento geral, entretanto, não é. Por isso que tantas pessoas adquirem plantas e as deixam morrer.
Entretanto, diversas pessoas ganham espécies como presente ou, adquirem através da indicação do arquiteto contratado para organizar a estética da residência, não se informam sobre os cuidados e as plantas murcham e até morrem.
Pense que vegetais são investimentos financeiros, mesmo que você tenha comprado aquele vaso com cacto na feira por apenas R$ 5,00.
E para que valha a pena seu dinheiro gasto e para que a planta contribua com o arranjo decorativo da sua casa, escritório ou outro ambiente, você precisará regar adequadamente e fornecer a iluminação necessária para cada espécie.
Um fator sobre a rega, é que em um único exemplar, a frequência com que você deverá molhar mudará de acordo com a estação do ano, pois, estações frias dificultam a evaporação da água e faz com que o solo se mantenha úmido por mais tempo.
Outro fator importante, é que nem todas as espécies se adaptam bem ao sol pleno, ou seja, receber luz solar durante todo o dia, pois, o excesso pode queimar as folhas e contribuir negativamente com a beleza da planta.
Nos tópicos abaixo, te ensinaremos alguns passos importante a serem seguidos quanto aos cuidados.
Como regar
Tanto a Yucca Gigantea como a Yucca Rostrata precisam de regas mais frequentes no período inicial de crescimento, precisamente após o replantio. Isso ajudará a raiz com a fixação no novo solo.
Após esse período a espécie tolera escassez de água, mas não confunda isso com não regar e esperar sempre pela chuva. O recomendado é que você molhe seu exemplar de 1 a 2 vezes por semana, mas, se notar que as folhas estão secas, verifique se não é a falta de água.
Evite encharcar o solo, a quantidade de água que será aplicada deverá ser proporcional ao tamanho da palmeira para evitar o apodrecimento das raízes com o surgimento de vírus, bactérias ou fungos que poderão matar a planta.
Para plantas como essa, que suportam passar extensos períodos sem água como a palmeira de Madagascar, por exemplo, recomendamos que você adicione no recipiente de plantio, alguns cascalhos, britas ou a manta de drenagem.
Caso você resida em cidade pequena que não ofereça produtos relacionados à jardinagem, essa manta poderá ser adquirida em lojas virtuais através de pesquisas na internet.
Outro fator importante sobre a rega é o uso de pratos por baixo dos vasos que podem virar inimigos de quem cultiva vegetais. Caso você opte por usá-los, lembre-se de esvaziá-los, pois, além de atrapalhar o escoamento da água, podem atrair o mosquito-da-dengue.
Dê preferência por recipientes com furos embaixo, mesmo em vasos de gesso. Caso não possua essa característica, faça você mesmo com objeto perfurante, assim, ficará garantida a saída da água e evitará que encharque o solo e apodreça as raízes.
Se você costuma esquecer de molhar ou passa a maior parte do tempo fora de casa, confira nosso artigo sobre plantas que quase não precisam de água e escolha a ideal para sua casa.
Como deve ser o solo
Para entender qual o solo adequado para o cultivo da Yucca, você deve saber em quais ambientes essa planta cresce naturalmente e assim, saberá o clima frequente dessas regiões.
Por ser uma planta de climas como árido, tropical e semiárido deve ser cultivada em solos arenosos que garantam o escoamento eficiente da água e evite que o líquido seja retido no meio do vaso.
Para saber o momento correto de regar, verifique se a terra está molhada com os dedos ou inserindo um palito, caso saia sujo, espere um pouco mais. Caso saia limpo, está na hora de molhar novamente.
O adubo deverá ser composto de matéria orgânica, essa categoria é fácil de encontrar. Existem duas maneiras de realizar a fertilização do solo.
Uma é adicionar à terra durante o plantio, mas, há um ponto negativo se essa for a escolha. No prazo indicado na embalagem, você deverá repor esse adubo e para isso, deverá replantar o exemplar novamente.
Há outra forma de alcançar o mesmo objetivo de manter o solo com os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da planta: adquirindo fertilizante líquido.
Dessa forma, você poderá diluir em determinada quantidade de água e regar a planta fornecendo as vitaminas necessárias.
Uma dica é aproveitar alguns itens que geralmente vão para o lixo por aparentemente não apresentarem benefício algum como cascas de banana, cascas de ovos trituradas e borra de café.
Entenda como usar cada um no nosso artigo sobre como cuidar de plantas.
Qual o ambiente ideal
Grande parte das Palmeiras Yucca necessitam de sol pleno para que não murchem ou que as folhas amarelem e apresentem manchas marrons, por exemplo.
Por isso, a iluminação no cultivo dessa espécie é um dos fatores mais importantes no processo para mantê-la saudável por muitos anos. O recomendado é que absorva de 4 a 6 horas de sol diariamente.
A luz é essencial para que a planta realize a fotossíntese, pois, permite que armazenem moléculas de açúcar que serão usadas para produzir seu próprio alimento no decorrer da vida.
Caso esteja em ambiente interno, você deverá movê-la para um local sem cobertura ou posicioná-la próxima a uma janela.
Quanto à temperatura, é uma espécie bastante resistente a mudanças repentinas, a ventania e a geadas leves, entretanto, será favorável se estiver em locais de 15° a 18°.
No caso da Palmeira Yucca, as folhas amarelas podem significar apenas um processo natural pelo qual o vegetal passa para a renovação. Caso você não esteja negligenciando em nenhum aspecto, aguarde que essas folhas sequem e as retire.
Podas
As podas não são extremamente necessárias, pois, nessa família as folhas costumam se desprender sozinhas, mas, caso não ocorra, não será um fator prejudicial para a planta como na palmeira imperial, por exemplo.
Entretanto, para contribuir com a estética, você poderá retirar as folhas secas. Caso precise, use algum objeto cortante, verifique se está esterilizado, pois, caso a faca ou tesoura esteja suja poderá adoecer a planta.
Utilidades
Como citado anteriormente, essa é uma espécie bastante utilizada para ornamentação de ambientes externos e internos, então, poderá ser cultivada no interior da sua casa e tornar o ambiente ainda mais aconchegante.
Graças às folhas esculturais organizadas de forma exótica e ao contraste de cores que as flores brancas proporcionam, é uma palmeira atrativa e que, assim como as outras, proporciona frescor ao ambiente.
Entretanto, esse não é o único destino da Yucca. Essa planta é cultivada para atender outras necessidades.
A espécie nativa da América Tropical é aproveitada na confecção da farinha que servirá como alimento e, os troncos servem para a construção de casas, já que habitações compostas com madeira são comuns em algumas nações.
Como lidar com pragas
Essa espécie não possui características que atraiam borboletas ou pássaros, entretanto, algumas doenças e outros insetos podem prejudicar o cultivo.
Alguns fungos são os principais inimigos da palmeira Yucca, mas, caso estejam presentes, você poderá notar algumas mudanças na estética das folhas e caule.
- Manchas amarronzadas: fungo Coniothyrium concentricum;
- Manchas acinzentadas: gênero Cytosporina;
- Caule apodrecido: doença causada por fungo do Fusarium;
- Ferrugem nas folhas: fungo Sclerotium rolfsii;
- Sardas enferrujadas: indica infecção por fungo e são raramente detectadas no início.
Além dos fungos, é comum que as cochonilhas apareçam para se alimentarem da seiva da planta, costumam deixar uma espécie de teias como identificação e deverão ser removidas com pano embebido em água e detergente neutro.
Caso caracóis se aproximem da sua Yucca, retire-os manualmente e polvilhe em volta do caule cascas de ovos trituradas com as mãos para ficarem grandes, assim, o solo ficará desagradável para que esses animais rastejem.
Informação adicional
Caso as folhas apresentem coloração branca, significa que você está molhando em excesso, diminua a frequência de rega ou a quantidade de água oferecida.
Gostou do nosso artigo? Converse conosco através dos comentários.
Foto em destaque: Canva.
As folhas da minha Yucca estão sendo comidas e não sei como resolver isso.
Ela esta na area externa e notei que algum inseto deve estar comendo as folhas mais novas pois as folhas que estão brotando no centro estão comidas enquando as mais velhas que estão em baixo, não foram tocadas.
Vocês sabem o que pode estar acontecendo ?
As palmeiras da espécie Yucca são muito resistentes e raramente sofrem com problemas de insetos. No entanto, se as suas folhas estão sendo comidas, é possível que haja um problema com ácaros ou outros insetos pequenos. Você pode tentar pulverizar as folhas com água para afastar os insetos ou usar um inseticida natural, como o óleo de neem.