Bom, vocês sabem que eu sou viciado em plantas e que elas fazem parte da minha vida. Algumas pessoas me perguntam como cuido das minhas plantas, então, resolvi fazer um post para explicar como cuido da minha queridinha, a planta lagrima de flores.
Eu acho que todo mundo tem uma planta na sua casa, não é? E todo mundo sabe que as plantas precisam de água para viver, mas não é só isso não, elas também precisam de luz solar e ter o solo bem drenado para não ficar encharcado. A água da chuva é ótima para as plantas, mas o excesso de água pode causar problemas.
Com a planta lagrima de flores não é diferente, ela precisa de água na medida certa e também adora tomar sol. Quando eu vi essa plantinha na loja, já me apaixonei e trouxe para casa. Fiquei muito tempo observando ela e percebi que quando ela estava exposta a muito sol, as folhas ficavam amareladas e quando não tinha sol suficiente, as folhas ficavam verdes escuras.
Aí eu comecei a pesquisar sobre a plantinha e descobri que a espécie é originária da América Central e do Sul e é conhecida popularmente por “planta lagrima” ou “lágrima de Cristo”. O nome científico é Planta Fuchsia magellanica. As flores são bem grandes e pendentes, podendo ser encontrados nas cores pink, roxo ou vermelho.
Nome científico | Tears of Flowers |
---|---|
Família | Convallariaceae |
Origem | Japão, China |
Clima | Temperado |
Exposição | Sol pleno, meia-sombra |
1. O que é uma planta lagrima de flores?
Uma planta lagrima de flores é uma planta da família das amarilidáceas, nativa da África tropical. É uma planta arbustiva que pode atingir até 2,5 m de altura. As suas folhas são alternadas, obovadas, com bordos ondulados e medem cerca de 15 cm de comprimento por 10 cm de largura. As flores são brancas, solitárias ou em racemos, e aparecem nas extremidades dos ramos. As frutas são bagas ovoidais, de cor verde-amarela, que contêm várias sementes.
2. Como plantar uma planta lagrima de flores?
As plantas lagrima de flores podem ser facilmente cultivadas a partir de sementes. As sementes devem ser colocadas num recipiente com água morna e deixadas a repousar durante 24 horas antes de serem plantadas. Depois disso, basta colocar as sementes num vaso com um substrato bem drenado e esperar que germinem. As plantas lagrima de flores também podem ser propagadas a partir de estacas.
3. Características das plantas lagrima de flores
As plantas lagrima de flores são plantas perenes, o que significa que podem viver mais do que um ano. São bastante tolerantes à secura e às altas temperaturas, mas não gostam de frio intenso. Preferem lugares ensolarados ou semi-sombreados e solo bem drenado. Uma vez estabelecidas, as plantas lagrima de flores são bastante resistentes às pragas e doenças. No entanto, podem ser afetadas por alguns insetos, como pulgões e ácaros.
4. Doenças e pragas das plantas lagrima de flores
As plantas lagrima de flores são bastante resistentes às doenças e pragas, no entanto, podem ser afetadas por alguns insetos, como pulgões e ácaros. Se forem infestadas por insetos, é importante tratar a planta o mais rapidamente possível para evitar que a infestação se espalhe para outras plantas.
5. Cuidados com as plantas lagrima de flores
As plantas lagrima de flores precisam de poucos cuidados para prosperar. No entanto, é importante regar as plantas regularmente durante o verão e protegê-las do frio intenso durante o inverno. Também é importante fertilizar as plantaslagrima de flores duas vezes por ano, utilizando um fertilizante orgânico ou mineral balanceado.
Lagrima de Flores – Replantio ou Transplante
A Lagrima de Flores é uma das plantas mais fáceis de cuidar. No entanto, ela pode se tornar um problema quando não é replantada ou transplantada com cuidado. Aqui estão algumas dicas para fazer isso da maneira certa.
1. Escolha um local adequado
A primeira coisa a considerar ao escolher um local para replantar ou transplantar sua Lagrima de Flores é o tamanho da planta. Se a planta for muito grande, você precisará escolher um local que possua mais espaço. Também é importante considerar a quantidade de luz solar que a planta receberá no novo local. Se a planta estiver em uma área com pouca luz solar, ela poderá ficar stunted (anormalmente baixa) e leggy (enrugada).
2. Prepare o solo
Antes de replantar ou transplantar sua Lagrima de Flores, certifique-se de que o solo esteja bem preparado. Isso significa que ele deve ser fofo, poroso e rico em nutrientes. Você pode adicionar composto orgânico para ajudar a melhorar as propriedades do solo. Também é importante certificar-se de que o solo esteja bem drenado, pois as raízes da Lagrima de Flores não toleram solos encharcados.
3. Regue adequadamente
Uma vez que você tenha replantado ou transplantado sua Lagrimal de Flores, È; importante certificar-se de que elas sejam regadas adequadamente. O ideal È; regar a planta duas vezes por semana durante os primeiros meses após o replantio/transplante. Após esse perí;odo, você; poder&AAtilde;; reduzir para uma vez por semana. No entanto, È; importante monitorar a planta e certificarse de que elas nao fiquem secas por muito tempo, pois isso pode causar stress às plantas e atrasar o crescimento.
Dúvida dos Leitores
1. Como posso saber se minha planta precisa de água?
Normalmente, as plantas começam a ficar murchas quando estão com sede. Outra forma de saber é enfiar o dedo na terra: se estiver seco, é hora de regar.
2. Quanto tempo devo esperar para regar a planta depois que ela ficou murcha?
Regue imediatamente! Se deixar a planta murcha por muito tempo, as raízes podem morrer e aí não tem jeito, só comprando uma nova.
3. Minha planta tá com as folhas amarelas e/ou marrons. O que pode ser?
O problema pode ser falta ou excesso de água, falta de luz ou algum tipo de doença. Se as folhas estiverem completamente marrons e sem vida, a plantinha já morreu 🙁
4. Uma das minhas plantas começou a ficar meio transparente nas pontas das folhas. O que pode ser?
Esse problema é causado geralmente pelo excesso de água ou pelo tipo de vaso que está usando (alguns vasos não drenam bem a água). Retire a planta do vaso, lave-o bem e só volte a colocá-la depois que ele estiver completamente seco.
Decorando com a Flor da Lagrima
As flores da planta lagrima de flores são uma ótima maneira de decorar a sua casa ou apartamento. Elas são bonitas e fáceis de cuidar, além de emitirem um delicioso perfume.
Como escolher as flores certas para a sua casa?
Primeiro, você precisa saber qual o tipo de floral que mais combina com o seu estilo e com a decoracao da sua casa. Você pode optar por flores grandes e coloridas, ou entao por um arranjo mais simples e elegante.
Uma dica é sempre escolher as flores da mesma cor, para que elas formem um conjunto harmônico. Se você não tem muito espaço em casa, pode optar por uma plantinha menor, como a lagrima de flores.
Qual é o melhor lugar para colocar as minhas flores?
Para aproveitar ao máximo o perfume das suas flores, coloque-as perto de janelas ou portas. Dessa forma, quando os raios do sol baterem nas pétalas, elas irão liberar seu delicioso aroma. Outra dica é sempre manter as plantas bem regadas, para que elas fiquem bonitas e saudáveis.
Cuidando bem das suas plantinhas
Para garantir que as suas plantinhas fiquem sempre sadias e bonitas, é importante cuidar bem delas. Isso significa regá-las na medida certa – nem muito, nem pouco – e mantê-las em lugares arejados e iluminados. Quanto àslagrima de flores , elas também precisam de um pouco de espaço para crescer, então não coloque vários exemplares juntos num mesmo vaso.
Para Estudantes do ENEM e Biológos
A planta da lágrimas, ou Oncidium pulchellum, é uma planta epífita nativa da América Central e do Sul. É uma das espécies mais populares da família Orchidaceae, devido à sua beleza e facilidade de cultivo. A planta da lágrimas floresce durante todo o ano, mas os meses de outono e inverno são os melhores para a sua floração.
A planta da lágrimas é uma das poucas orquídeas que não requer muito cuidado. Ela prospera em ambientes bem iluminados, com temperaturas entre 18ºC e 24ºC. A umidade do ar também é importante para a planta, que precisa de pelo menos 50% de umidade relativa.
A água da chuva é ideal para a planta da lágrimas, mas ela também pode ser regada com água filtrada ou destilada. A planta não tolera água enxofrada, então é importante usar apenas água purificada. O solo ideal para a planta da lágrimas é rico em matéria orgânica e bem drenado.
A planta da lágrimas pode ser propagada por estaquia ou por sementes. As estacas devem ser colocadas em um substrato bem drenado, como areia grossa ou perlita. As sementes são extremamente minúsculas e devem ser semeadas em um recipiente cheio de areia fina e umedecido com água filtrada ou destilada. Após a germinação, as mudas devem ser transplantadas para vasos individuais.