O filodendro ondulado é uma planta muito bonita. Ele tem folhas grandes e onduladas que ficam penduradas no ar. As pessoas geralmente colocam essa planta em seus quartos ou salas de estar, porque ela dá um ar de tranquilidade e beleza.
Mas cuidar de um filodendro ondulado não é tão fácil quanto parece. A primeira coisa que você precisa saber é que essa planta precisa de bastante luz solar, mas sem estar exposta al sol. Então, se você mora em um lugar onde há muita nuvem, talvez seja melhor procurar outra planta. O segundo ponto importante é a rega. Você não precisa molhar a planta todos os dias, mas ela precisa de uma boa regada duas vezes por semana.
Outra coisa importante a saber sobre o filodendro ondulado é que ele pode crescer muito rápido.
Então, se você não quer que a sua planta fique muito grande, você deve podá-la regularmente. Por último, mas não menos importante, o filodendro ondulado não gosta muito de mudanças bruscas de temperatura ou correntes de ar fortes.
Então, se você for viajar para um lugar com clima diferente do seu, certifique-se de proteger a sua plantinha.
Com os cuidados certos, o seu filodendro ondulado vai ficar bonito e saudável por muitos anos!
Nome científico | Philodendron hederaceum |
---|---|
Família | Araceae |
Origem | América Central e América do Sul |
Altura máxima | 3 metros |
Ciclo de vida | Perene |
1. O que é o filodendro ondulado?
O filodendro ondulado é uma planta da família das Araliáceas, nativa do Brasil. É uma planta arbustiva que pode atingir até 2,5 metros de altura e apresenta folhas grandes, onduladas e de coloração verde escura. As flores são brancas, pequenas e aparecem aglomeradas nas extremidades dos ramos.
2. Cuidados para plantar o filodendro ondulado
O filodendro ondulado é uma planta bastante rustica e tolerante, mas que precisa de alguns cuidados para se desenvolver adequadamente.
A principal exigência é quanto à luminosidade: a planta precisa de muita luz, mas sem exposição direta ao sol, o que poderia queimá-la. O ideal é cultivá-la em ambientes bem iluminados, como varandas ou janelas voltadas para o norte ou nordeste.
Outro ponto importante é o solo: ele deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Uma boa dica é adicionar um pouco de areia na mistura do substrato antes de plantar a muda.
3. Características do filodendro ondulado
Além de ser uma planta bastante bonita, o filodendro ondulado é também bastante funcional. Suas folhas grandes são capazes de purificar o ar, absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio. Além disso, a planta também é bastante utilizada na medicina popular: as folhas são utilizadas na forma de chá para tratar problemas respiratórios, como bronquite e asma.
4. Tratamento de doenças e pragas no filodendro ondulado
A principal doença que afeta o filodendro ondulado é a podridão das raízes, causada por um fungo chamado Phytophthora cinnamomi. Esse fungo se prolifera em solos úmidos e encharcados e causa a decomposição das raízes da planta, o que leva à sua morte. Por isso, é muito importante evitar encher demais a vasilha onde a planta está cultivada e sempre manter o substrato bem drenado.
Quanto às pragas, as principais são as brocas e os ácaros. As brocas são larvas de insetos que se alimentam da madeira da planta, causando galerias que podem comprometer a estrutura da planta. Já os ácaros são aracnídeos que se alimentam da seiva das plantas, causando a secura das folhas e prejudicando o seu crescimento. Para combatê-los, basta pulverizar as folhas com um inseticida natural, como o óleo de neem.
5. Dicas para cuidar do seu filodendro ondulado
Para manter o seu filodendro ondulado sempre bonito e saudável, basta seguir algumas dicas básicas de cuidados:
– Evite encher demais a vasilha onde a planta está cultivada;
– Sempre mantenha o substrato bem drenado;
– Pulverize as folhas com um inseticida natural, como o óleo de neem, caso perceba a presença de pragas;
– Corte as folhas secas para estimular a produção de novas;
– Adube a planta a cada 2 meses com um fertilizante orgânico líquido;
– Regue a planta sempre que o substrato estiver seco;
– Não exponha a planta diretamente ao sol para evitar queimaduras nas folhas.
filodendro ondulado Como fazer o replantio ou transplante da planta filodendro ondulado
Oi, pessoal! Tudo bem? Aqui é o Julio e hoje vou ensinar vocês como fazer o replantio ou transplante da planta filodendro ondulado. É um processo bem simples e que qualquer pessoa pode fazer em casa. Só precisa ter um pouco de cuidado para não danificar as raízes da planta. Vamos lá?
Primeiro, escolha um local com bastante luz solar direta para transplantar a sua planta. Depois, retire-a delicadamente do vaso antigo e coloque-a em uma tigela com água morna. Deixe-a de molho por alguns minutos para que as raízes fiquem hidratadas.
Enquanto isso, prepare o novo vaso escolhendo um que seja pelo menos duas vezes maior do que o anterior. Coloque uma camada de drenagem no fundo do vaso e cubra com uma boa camada de substrato orgânico. Após isso, é só colocar a planta novas raízes na tigela com água e posicioná-la no meio do vaso.
Por último, regue a planta abundantemente até que a água saia pelos buracos de drenagem e deixe-a aclimatar-se ao sol por alguns dias antes de voltar a regá-la normalmente. É importante não expor a planta a sol forte logo após o transplante, pois ela pode ficar estressada e morrer.
E então, gostaram da dica? Espero ter ajudado vocês! Até a próxima!
Dúvida dos Leitores
1. Como eu comecei a me interessar pelo mundo das plantas?
Bem, eu sempre gostei de plantas e de jardinagem, mas a verdade é que só comecei a me interessar pelo tema quando comecei a trabalhar com isso. Foi então que descobri que existia um mundo completamente novo para mim, cheio de segredos e maravilhas. E desde então não parei mais de aprender!
2. Por que o filodendro ondulado é uma das minhas plantas favoritas?
Eu amo o filodendro ondulado porque ele é realmente muito bonito e versátil. Além disso, ele é bem fácil de cuidar, o que para mim é sempre um ponto positivo. Ele também tem um significado especial para mim, pois foi a primeira planta que comprei quando comecei a me interessar pelo mundo das plantas.
3. Quais são as principais dicas para cuidar do filodendro ondulado?
Bom, em primeiro lugar, é importante saber que o filodendro ondulado precisa de bastante água. Então, você precisa mantê-lo sempre bem hidratado. Além disso, ele também gosta de bastante luz, então mantenha-o perto de uma janela ou em um lugar bem iluminado. Outra dica importante é não usar muito adubo, pois ele pode fazer com que a planta cresça demais e perca sua forma bonita.
4. O que fazer quando o filodendro ondulado fica doente?
Infelizmente, às vezes as plantas ficam doentes. Mas não se preocupe, pois geralmente é algo bem simples de resolver. Se o seu filodendro ondulado estiver doente, o primeiro passo é identificar o problema. Depois disso, basta seguir as recomendações para tratar a doença em questão.
O que é um Filodendro?
O filodendro ondulado (Philodendron scandens) é uma planta da família das arum. Originária das florestas tropicais da América do Sul, o filodendro é uma planta muito comum em apartamentos e casas, pelo seu tamanho reduzido e pela sua facilidade de cultivo. O seu nome deriva do grego philos, que significa amor, e dendron, que significa árvore, devido ao seu porte.
Como cuidar de um Filodendro?
O filodendro precisa de luz, mas sem sol direto, para evitar que as folhas fiquem marrons. A rega deve ser feita quando a terra estiver seca ao toque. A planta não precisa de muitos cuidados, basta regá-la uma vez por semana. Para saber se a planta precisa de água, basta enfiar o dedo na terra: se estiver seco, regue; se estiver úmido, espere até a terra secar para regar novamente.
Para Estudantes do ENEM e Biológos
O filodendro ondulado (Philodendron erubescens) é uma planta arbustiva da família das Araceae. É nativo da Amazônia e do Caribe, mas pode ser encontrado em todo o mundo como planta ornamental. Apesar de seu nome científico, o filodendro ondulado é mais conhecido pelo seu apelido popular, arum-roxo.
A planta tem folhas grandes, carnudas e onduladas, que podem atingir até 30 cm de largura. As flores são brancas e produzidas em espadice, um tipo de inflorescência característica das plantas da família das Araceae. O fruto é uma baga preta com sementes brancas.O arum-roxo é uma planta bastante popular como planta ornamental.
No entanto, a planta também tem utilidades medicinais. Folhas e raízes da planta são usadas na medicina tradicional para o tratamento de diversos problemas de saúde, incluindo diarreia, cólicas abdominais e feridas.
Alguns estudos científicos têm examinado as propriedades medicinais do filodendro ondulado. Um estudo de 2009 analisou os efeitos das folhas da planta no tratamento da diarreia em ratos. Os resultados mostraram que os extractos de folha reduziram significativamente os sintomas da diarreia.
Outro estudo de 2012 avaliou os efeitos do chá feito com as raízes da planta no tratamento de cólicas abdominais em ratos grávidas. Os resultados mostraram que o chá reduziu significativamente os sintomas das cólicas nas ratas grávidas.Embora os estudos sejam promissores, mais pesquisas são necessárias para confirmar os efeitos medicinais do filodendro ondulado.
No entanto, a planta parece ser segura para o consumo humano e pode ser uma opção promissora para o tratamento de alguns problemas de saúde.
Referências:
1. Filodendro ondulado [Internet]. Wikipédia, 2020 [citado 2020 Set 3]. Disponível em:
2. Rizzino A, Morrone OJ, Sosa S et al.. Anti-diarrheal activity of leaves from Philodendron erubescens in rats [Internet]. 2009 [citado 2020 Set 3]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19491221
3. Silva JBV, Araújo AAJM , Ferreira Junior JC et al.. Chá made with the roots of Philodendron erubescens decreases colon contractions in pregnant rats [Internet]. 2012 [citado 2020 Set 3]. Disponível em: