Ginseng é uma planta falsa bonsai, popularmente conhecida como árvore-de-bonsai. A principal característica desta planta são seus crescimentos achatados (folhas e caules), que dão a impressão de um bonsai. O ginseng pode ser cultivado em vasos, jardineiras ou diretamente no solo, nas regiões tropicais e subtropicais do Brasil. A planta não é muito exigente quanto à luminosidade, mas prefere solos bem drenados e bem adubados. Se cuidada adequadamente, a planta pode viver por vários anos.
O ginseng é uma planta bastante resistente, mas às vezes pode ser atacada por pragas, como tripes e pulgões. A melhor forma de prevenir o ataque dessas pragas é manter a planta sempre bem limpa, removendo as folhas e os caules mortos periodicamente. Além disso, é importante fazer um controle quando os primeiros sintomas aparecerem, para que o problema não se agrave.
No entanto, cuidar de um ginseng não é tão difícil assim. Com alguns cuidados simples, você pode ter uma planta bonita e saudável por muitos anos. Aqui estão algumas dicas:
- Plantio: escolha uma área do jardim que receba bastante luz solar direta durante o dia. Prepare o solo retirando todas as pedras e plantas daninhas e adicione um pouco de composto orgânico. Depois basta colocar a muda na cova, pressionar levemente para firmar e regar bem.
- Mudas: para propagar o ginseng, você pode usar estaquia. Escolha um ramo bem vigoroso da planta, corte-o logo abaixo da ponta e envolva-o com uma meia de nylon (para evitar que ele seque). Depois é só colocar o ramo em uma vasilha com terra úmida e mantê-lo em local iluminado mas sem sol direto.
Família | Morfologia |
---|---|
Moraceae | Árvore de folha caduca, podendo atingir 20m de altura |
Nativa da Índia e da China | Caule e ramos são cobertos por um fino tomento cinzento |
Folhas são opostas, elípticas, de cor verde escura | Flores são solitárias, axilares e de cor amarela |
Frutos são globosos, de coloração vermelha ao maduros |
1) Ficus microcarpa ginseng – características da planta e como identificá-la
A Ficus microcarpa ginseng, também conhecida como árvore-de-bonsai, é uma planta da família Moraceae, nativa da Ásia. Seu nome científico é Ficus microcarpa, e ela é popularmente cultivada como planta ornamental.
A ficus microcarpa ginseng é uma planta arbórea que pode atingir até 10 metros de altura, mas quando cultivada em vasos, como bonsai, geralmente não ultrapassa 1 metro. Suas folhas são opostas, ovaladas, de cor verde escura e brilhante, e medem de 3 a 7 cm de comprimento. As flores da ficus microcarpa ginseng são pequenas, brancas e aglomeradas em inflorescências chamadas “pseudo-inflorescências”. Os frutos dessa planta são bolotas pretas ou marrons, que contêm muitas sementes.
2) Onde comprar uma ficus microcarpa ginseng? Preços e variedades
A ficus microcarpa ginseng é uma planta bastante comum e pode ser encontrada em vários lugares, desde lojas de jardinagem até supermercados. Se você estiver procurando uma variedade específica, pode ser necessário visitar um viveiro ou loja especializada. O preço da ficus microcarpa ginseng varia bastante, dependendo do tamanho e da idade da planta, mas uma muda saudável pode custar entre R$10 e R$20.
3) Plantando sua ficus microcarpa ginseng: cuidados especiais na hora de plantar
A ficus microcarpa ginseng é uma planta bastante resiliente e pouco exigente, mas ainda assim há alguns cuidados que devem ser tomados para assegurar o seu bem-estar. É importante escolher um local bem iluminado para plantar sua ficus microcarpa ginseng, pois ela precisa de bastante luz para crescer e se desenvolver adequadamente. O ideal é que ela receba pelo menos 4 horas de sol direto por dia.
O solo também é importante: a ficus microcarpa ginseng prefere solos ricos em matéria orgânica e bem drenados. Se o seu solo for argiloso ou muito compactado, você pode acrescentar areia para melhorar a drenagem. Outra opção é cultivar a ficus microcarpa ginseng em um vaso com substrato próprio para bonsai.
4) Pragas e doenças da ficus microcarpa ginseng: como identificá-las e tratá-las
Felizmente, a ficus microcarpa ginseng é bastante resistente às pragas e doenças. No entanto, às vezes elas podem ser atacadas por alguns insetos, como ácaros, pulgões e tripes. Esses insetos sugam a seiva da planta e podem causar danos significativos às folhas e caules. Se você suspeitar que sua planta esteja infestada, observe cuidadosamente as folhas e caules à procura de insetos ou outros sinais de dano. Se os danos forem severos, você pode tratar a planta com um inseticida específico para o problema.
Além disso, às vezes a ficus microcarpa ginseng pode ser atacada por fungos ou bactérias, principalmente se o ambiente estiver muito úmido ou se as condições do solo forem inadequadas. Esses problemas podem causar manchas nas folhas ou no caule, podridão dos caules ou doenças na raiz. Se você suspeitar que sua planta está doente, consulte um especialista para diagnosticar o problema e receber orientações sobre o tratamento adequado.
5) Dicas para manter sua ficus microcarpa ginseng saudável e bonita
Para manter sua ficus microcarpa ginseng saudável e bonita, bastam alguns cuidados básicos:
– Regue a planta regularmente, mantendo o solo sempre levemente úmido; evite encharcar o solo ou deixar a planta em locais muito úmidos;
– Adube a planta duas vezes por ano – uma vez no início da primavera e outra no final do verão – usando um fertilizante orgânico ou um fertilizante específico para bonsai;
– Poda as ramificações excessivas para dar formato à planta; isso também estimula o crescimento de novas ramificações;
– Transpique a planta para um vaso maior quando ela começar a ficar muito grande para o vaso atual; isso deve ser feito a cada 2 ou 3 anos.
ficus microcarpaReplante ou Transplante da Plantas Ficus Microcarpa
Quer dar uma cara nova para a sua casa, mas não quer gastar muito? Uma ótima solução é fazer o replantio ou transplante da planta Ficus Microcarpa. Além de deixar o ambiente com um visual mais bonito, você ainda contribui para a saúde do meio ambiente. Isso porque as plantas são seres vivos que regulam o clima e a temperatura do ar, além de emitirem oxigênio, o que é ótimo para quem tem problemas respiratórios.
Para fazer o replantio ou transplante da planta Ficus Microcarpa, você vai precisar de:
- 1 pá
- 1 garrafa pet
- 1 vasilha
- 1 colher (sopa)
- 1 facão
- 1 regador
- 1 pincel
- (opcional) 1 lâmpada fluorescente
Modo de Preparo
Passo 1:
Comece limpando bem a área onde a planta vai ser replantada. Depois, remova a planta do vaso e coloque-a em uma vasilha com água. Deixe-a descansar por uns 20 minutos.
Passo 2:
Após esse tempo, faça um buraco no solo do tamanho da raiz da planta. Coloque a planta dentro do buraco e cubra com terra.
“Dica extra” : Se estiver transplantando uma planta para um vaso maior, acrescente uma camada de areia no fundo do vaso antes de colocar a planta. Essa areia vai permitir que a água drene bem e evitar que as raízes da plantas fiquem encharcadas.
E então, gostou dessa dica? Replante hoje mesmo as suas Plantas Ficus Microcarpas! 🙂
Dúvida dos Leitores
O que e um ficus microcarpa ginseng?
O ficus microcarpa ginseng é uma planta da família Moraceae, nativa da ásia tropical. É uma das espécies mais cultivadas de ficus, sendo popular como planta de interior. Seu nome científico é Ficus microcarpa L.
Como plantar um ficus microcarpa ginseng?
Para plantar um ficus microcarpa ginseng, você vai precisar de uma muda, que pode ser comprada em lojas especializadas ou então obtida a partir de outra planta da mesma espécie. Para fazer a sua própria muda, você pode pegar uma pontinha de ramo da planta-mãe e enraizá-la em uma vasilha com terra e à sombra. Depois que as raízes surgirem, basta transplantar a muda para um vaso maior.
Qual a melhor forma de cuidar do seu ficus microcarpa ginseng?
O ficus microcarpa ginseng é uma planta bastante resiliente e adaptável, mas isso não quer dizer que não requer cuidados especiais. Para mantê-lo bonito e saudável, você deve regar a planta sempre que a terra estiver seca (em média, uma vez por semana), alimentar o seu ficus com adubaçã;o orgânica ou mineral balanceada duas vezes ao ano e protegê-lo do sol direto.
Meu ficus microcarpa ginseng está com algum problema? Como posso saber?
Os principais problemas que podem afetar o seu ficus microcarpa ginseng são as pragas (como ácaros, pulgões e tripes) e as doenças (como manchas foliares e podridão). Além disso, a planta também pode sofrer com deficiências nutricionais (como carência de ferro ou cloro) ou problemas ambientais (como excesso ou falta de água ou luz). Para diagnosticar qualquer um destes problemas, é importante observar atentamente a plant
Plantas em Casa: Aprenda a Decorar com o Ficus Microcarpa
Os ficus microcarpa são uma das plantas mais populares para quem quer decorar a casa ou o apartamento. Eles são bonitos, fáceis de cuidar e podem ser encontrados em diversos tamanhos e cores. Além disso, os ficus microcarpa têm diversos benefits para a saúde, como purificar o ar e reduzir o stress. Por isso, é uma ótima ideia ter uma dessas plantinhas em casa.
No entanto, é importante saber algumas coisinhas sobre os ficus microcarpa antes de comprar uma. Primeiro, eles precisam de bastante luz, mas não podem ficar diretamente no sol. Segundo, os ficus microcarpa gostam de ambientes bem arejados, por isso não é legal colocá-los em cômodos que fiquem fechadinhos o dia todo. Terceiro, eles não suportam temperaturas baixas, então evite colocá-los perto da janela no inverno.
Depois de saber essas coisinhas básicas sobre os ficus microcarpa, vamos às dicas de como decorar a casa com essa plantinha?
1. Coloque um Ficus Microcarpa na Sala de Estar
Uma das melhores maneiras de utilizar um ficus microcarpa na decoração da casa é colocando-o num cantinho da sala de estar. Ele vai dar um toque a mais na decoração da sua sala e ainda contribuir para purificar o ar do ambiente. Para escolher o melhor local para a plantinha na sua sala de estar, basta verificar qual lugar recebe mais luz natural durante o dia.
2. Utilize Vasos Coloridos
Para deixar a decoração da sua casa ainda mais bonita com os ficus microcarpas, utilize vasos coloridos para as plantinhas. Esses vasinhos chamativos vão contrastar com as folhas verdes dos seus ficus microcarpas e dar um toque especial à decoração do seu lar.
3. Crie um Jardim Vertical
Se você tem espaço na parede do seu lar, pode aproveitá-lo para criar um jardim vertical! Esses jardins verticais são compostos por diversas plantinhas suspensas em vasinhos presos à parede. É uma ótima ideia para quem quer ter plantas em casa sem gastar muito espaço.
Para criar um jardim vertical com os seus ficus microcarpas, basta escolher alguns vasinhos bonitos (de vidro ou metal são ótimas opções), prendê-los na parede com ganchinhos ou fitilhos e enchê-los com as suculentes.
Para Estudantes do ENEM e Biológos
A planta Ficus microcarpa, também conhecida como bonsai ficus, é uma árvore nativa da Ásia e da Austrália. No entanto, ela pode ser encontrada em muitas outras partes do mundo devido ao seu cultivo comercial. A planta é amplamente cultivada em viveiros e jardins, e é uma das espécies mais populares de bonsai.
Tem um tronco único e retorcido e folhas verdes lisas. As folhas são ovaladas e medem cerca de 3 a 5 centímetros de comprimento. As flores da planta são minúsculas e brancas, e aparecem nas extremidades dos ramos. As frutas da planta são pretas ou marrons e medem cerca de 1 centímetro de diâmetro.
Ela é tolerante à maioria das condições climáticas e solo, mas prefere solos bem drenados. A planta também é bastante resistente à seca. No entanto, a planta não tolera geadas fortes ou temperaturas abaixo de zero graus Celsius.
Ela é amplamente cultivada como uma planta ornamental, devido à sua beleza e tamanho compacto. A planta também é utilizada na medicina tradicional chinesa para o tratamento de diversos problemas de saúde, incluindo diarreia, flatulência, cólicas abdominais e inchaço.