foto da palmeira-metálica

Palmeira-metálica: belíssima e de pequeno porte

Quando pensamos em decoração original e elegante, na maioria das vezes, os paisagistas recorrem a palmeiras, essa escolha é muito comum devido à variedade em gêneros e espécies que essa família oferece.

Graças a essa característica, existem diversas opções disponíveis para ornamentação de  interiores e exteriores, seja a sua casa, a de algum amigo, familiar ou qualquer espaço da sua preferência.

Pensando nisso, no artigo a seguir, você vai conferir todas as informações sobre a palmeira-metálica inclusive dicas para posicioná-la na decoração.

Aqui no GPA Brasil, você poderá conferir os passos corretos a seguir para efetuar o plantio e os cuidados necessários para sua planta viver por muitos anos.

Reino:Plantae
Classe:Arecales
Ordem:Arecaceae
Gênero:Chamaedorea
Espécie:Metallica

A palmeira metálica é nativa do México e, ao contrário do que você pode estar deduzindo, não deve ser cultivada em sol pleno, ou seja, exposta ao sol durante todo o dia.

Se desenvolve bem em localidades que apresentam clima tropical, equatorial e tropical úmido, mas, caso sua região não apresente nenhum desses climas, pode ser colocada em alguns cômodos estratégicos da casa.

Seu nome popular foi dado devido ao aspecto metálico e brilhante das folhas, que parecem realmente que foram feitas com alguma categoria de metal.

Faz parte do grupo de espécies autênticas e exóticas quando se fala em palmeiras, pois, foge da estética convencional da aclamada palmeira-imperial, natural de praias brasileiras.

O caule geralmente é único e de cor verde, entretanto, se surgir algum machucado na planta, acidental ou proposital, pode ser local para a brotação de uma bifurcação desse caule, caso você não queira, sele as feridas.

As flores costumam surgir no inverno e apresentam cor alaranjada ou avermelhada, como de costume, aparecem apenas a partir da fase adulta da planta e isso pode demorar um pouco.

Essas flores surgem bem pequenas em ramos, mais conhecidas como inflorescências.

Os frutos consequentemente também aparecem apenas na fase adulta são apenas ornamentais, aparecem na primavera de cor também alaranjada ou avermelhada.

A palmeira metálica é uma planta de pequeno porte, considerada anã, pois, não costuma ultrapassar mais que 50 centímetros de altura.

Como fazer o plantio ou propagação

A propagação dessa espécie é geralmente feita através de mudas ou sementes, a muda pode ser retirada por você mesmo (a)

O plantio de palmeiras é bastante simples, rápido e prático. Você deve apenas ter os materiais necessários e seguir os passos abaixo:

Materiais

  • Vaso da sua preferência;
  • Substrato adequado para a espécie;
  • Água
  • Adubo líquido ou terroso caso seja plantada em terra.

Processo

  • Tenha perto de você todos os materiais necessários para o plantio;
  • Despeje no vaso o substrato;
  • Se forem sementes, enterre-as cobrindo com mais terra;
  • No caso de mudas, enterre a raiz e uma pequena parte do caule deixando a planta ereta;
  • Se o adubo for terroso deve ser misturado ao solo;
  • Caso você tenha comprado o substrato completo, é comum que já venha nutrido;
  • Se adubo for líquido deve ser misturado à água que será utilizada ao final do processo para regar;
  • Regue o substrato.
  • NÃO DEIXE A PLANTA EM SOL PLENO

Muito simples! Após esse processo basta seguir nossas dicas de cuidados para manter a planta saudável.

foto da palmeira-metálica
Krzysztof Ziarnek, Kenraiz, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

Cuidados adequados com sua planta

É essencial saber quais cuidados você deve adotar com sua planta e mesmo que isso vá variar e se ajustar conforme a espécie, é muito importante que você tenha determinadas informações.

Sempre que pensar em adquirir uma planta ou quando ganhar alguma de presente, pesquise sobre como regar, como deve ser o solo, o replantio, qual o ambiente ideal e o que fazer quando surgirem pragas ou doenças.

Saber sobre esses assuntos é fundamental para garantir que seu vegetal se desenvolva saudável e evita o surgimento de alguns problemas.

Evita possíveis transtornos e estresses, fique sempre atento aos sinais.

Como regar sua planta

A palmeira metálica é nativa de locais úmidos, quentes e geralmente com incidência de chuva moderada, então, você deverá criar as condições adequadas para que se assemelhe ao habitat dessa espécie. Mas como fazer isso?

É simples, as regas devem ser espaçadas para que o solo não fique seco você deverá regar em média 3 vezes por semana ou mais em estações quentes como verão e primavera.

Nas estações mais frias, ou seja, outono e inverno, essas regas devem ser menos frequentes, pois, há menos luz do sol e calor para evaporar a água.

O ideal é não esperar o solo secar para regar novamente, para ter certeza, sinta a terra com os dedos ou espete um palito, se ainda estiver muito úmido, espere um pouco mais.

Mas, um dia ou outro que você esquecer ou não puder regar, não vai matar sua planta.

A quantidade de água deverá ser sempre proporcional ao tamanho da planta, se for pequena precisará de menor quantidade de água em comparação a quando estiver na fase adulta.

Aposte sempre em vasos com furo na parte inferior, se vier sem esses furos, você deverá fazer para que a água não acumule e ocasione o apodrecimento das raízes, não confunda solo úmido com encharcado.

Caso seja um vaso pequeno e tenha o prato embaixo, nunca esqueça de esvaziar. Caso permaneçam cheios, vai impedir a drenagem e pode virar berçário para o mosquito-da-dengue.

A palmeira-metálica demora para atingir a fase adulta, então não pense que a falta de flores e frutos indica que a planta precisa de mais água ou mais nutrientes

O substrato deve ser renovado conforme indicado na embalagem

Solo

Como você já deve imaginar, o solo deve garantir o escoamento eficiente da água. Para isso, moderadamente solto por isso, essa água deve acumular um pouco para manter a umidade do solo.

Com essa espécie, ao contrário de algumas como a palmeira de Madagascar, não é necessário colocar britas, cascalhos ou manta de drenagem no fundo do vaso.

Quando plantada no chão, verifique se o local oferece as condições adequadas para o desenvolvimento saudável da planta, você pode adicionar adubo se for necessário.

Quanto ao adubo, pesquise sobre e escolha o que se encaixar melhor, geralmente palmeiras como essa não precisam de adubos muito elaborados. E você pode encontrar facilmente em lojas especializadas físicas ou por meio da internet.

Siga sempre as instruções da embalagem quanto à quantidade e quanto ao prazo de validade. Esse prazo não diz respeito ao vencimento e sim a quantidade de tempo que a planta levará para precisar de mais nutrientes.

Ambiente

O ambiente ideal para a palmeira-metálica deve ser bem iluminado, mas, não confunda isso com luz solar direta, se você não dispor de um local assim  casa, escolha outra planta.

No exterior da sua será perfeito, em jardins expostos que tenham cobertura, assim, a planta receberá a iluminação necessária e crescerá livremente.

Em ambientes que fiquem no interior da sua casa, deixe-a sempre próximas de janelas somente a quantidade de tempo necessária, pois, raios solares dão essenciais para o processo de fotossíntese, por exemplo, mas, podem prejudicar essa espécie.

Garanta que o ambiente tenha boa circulação de ar e seja bem ventilado.

Deve ser cultivada em meia sombra, ou seja, de 2 a 4 horas de sol diárias para que não queime as folhas ou fique murcha. Luz difusa e indireta também são apropriadas.

Caso você more em regiões mais ensolaradas e de clima seco como o Nordeste, coloque a planta em cômodos como banheiro ou cozinha, o vapor de água presente fará muito bem para a planta.

Outra dica é colocá-la em cômodos que fiquem iluminados durante todo o dia, mas, em locais onde não recebe luz direta do sol.

Essa espécie não tolera ventanias fortes devido ao formato das folhas que podem rasgar, além disso, também não suportam ficar expostas a temperaturas baixas, mantenha-a sempre em local aquecido durante o inverno e outono.

foto do fruto da palmeira-metálica
Nadiatalent, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

Dicas para cuidados em vasos

  • Mantenha o solo bem úmido;
  • Regue apenas quando perceber que está secando;
  • Sempre plante em vasos que contentam furos;
  • Deixe a planta em local bem iluminado;
  • O solo deve ser solto compacto;
  • Pode sempre que surgirem folhas secas, destaque-as;
  • Se notar apodrecimento das raízes, faça o replantio e retire as partes estragadas;
  • Para a poda, utilize sempre material cortante esterilizado.

Decoração

A palmeira-metálica possui uma estética bastante exótica, então, de forma alguma vai passar despercebida na sua ornamentação. Além disso, a forma como suas folhas ficam organizadas vão trazer elegância e autenticidade ao ambiente.

Logo abaixo, você poderá conferir algumas dicas para usar na decoração:

  • Em vaso de gesso;
  • Em vaso de varro;
  • Em vaso de plástico;
  • Vasos de barro, vidro ou capas de palha;
  • Você pode escolher entre vasos lisos ou texturizados;
  • Bancos de vidro ou mesas de centro;
  • No solo, isolada em pontos estratégicos;
  • Colocadas em janelas;
  • Você pode colocar duas ou três planas próximas umas das outras com tamanhos diferentes;
  • Decoração da sala de estar ou sala principal;
  • Decoração de eventos;
  • Chácaras e sítios;
  • Podem ser colocadas ao redor da casa se oferecer as condições adequadas;
  • Pode ser colocada em bancos de madeira, plástico ou gesso para ficar suspensa;
  • Pode ser cultivada em apartamentos no chão, em bancos ou em cantos de sofá enquanto pequenas;
  • Pode ser utilizada na decoração de painéis de TV quando estiverem menores.
  •  Na sombra de plantas maiores;
  • Em vasos espaçosos com outras espécies, isso vai garantir que o solo fique úmido por mais tempo.

Confira também em vídeo dicas para manter sua planta linda e saudável:

Como lidar com as pragas

Quem cultiva plantas deve ter em mente que esse é um possível problema que pode surgir, lidar com pragas e doenças é estressante e desgastante para quem as possui.

Mas, se for percebido cedo, pode ser rapidamente resolvido ou, você pode prevenir seguindo nossas dicas.

Você deverá checar sempre as folhas, caule, folhas e raízes diariamente para ter certeza de que sua planta está em boas condições ou precisa de atenção especial.

A praga mais comum nessa espécie e em palmeiras geralmente é a broca-do-olho-das-palmeiras. Esses insetos podem aparecer como larvas ou como besouros pretos com aspecto aveludado.

Esse inseto se fixa e utiliza as fibras da própria planta para construir um casulo.

Pode atacar a planta em qualquer época do ano e, possui hábitos diurnos, fato que o torna fácil de identificar. Além disso, exalam um odor forte que pode ser facilmente percebido.

Para eliminá-los é necessário colocar uma armadilha que poderá ser comprada em alguma loja especializada. Essa armadilha exala um cheiro agradável para os insetos e vai atrair eles, assim, você poderá retirá-los.

Outra praga comum é o ácaro da necrose. É um inseto que possuo coloração que utiliza a planta como alimento.

Existem alguns remédios eficazes no combate dessa praga como abamectina, azadiractina, espirodiclofeno, fenpiroximato e hexitiazoxi  que também poderão ser comprados em lojas especializadas.

Os cupins também podem se tornar vilões para quem cultiva palmeiras. São insetos encontrados no solo ou em objetos de madeira e se alimentam de celulose e esse é o principal elemento do caule das plantas.

Para combatê-los o recomendado é a utilização de inseticidas específicos para a praga você pode adicionar mais matéria orgânica no solo já que cupins costumam atacar solos mais fracos.

Pulgões também podem se tornar um problema, também conhecidos como piolho-das-plantas, se instala e se alimenta da seiva da planta.

Para os erradicar você deverá limpar eles da planta com um algodão molhado em água com álcool ou usar inseticidas.

Outro animal que pode fazer mal à sua palmeira metálica é o caracol do gênero Hélix, também conhecidos como caramujos. Costumam aparecer em estações mais frias ou locais úmidos.

Você deverá removê-los e uma ótima dica é colocar cascas de ovos quebradas na terra, assim ficará desagradável para que rastejem.

A palmeira-metálica pode ser venenosa?

Sim, a seiva da planta pode causar irritação na pele e em partes do corpo que contenham mucosa como olhos, boca e nariz. Por isso, deve ser manuseada com cuidado principalmente quando forem retiradas as mudas.

Algumas espécies de plantas podem ser venenosas e essa palmeira é uma delas, mas não é nociva se não for ingerida, então é possível haver o cultivo sem prejuízos à saúde.

Redobre a atenção caso você tenha crianças e animais em casa, mantenha fora do alcance deles.

E, se notar sintomas de intoxicação como vermelhidão, coceira, ardência, irritação na pele, vômitos ou dificuldade para respirar, se dirija ao pronto-socorro ou médico veterinário quanto antes.

Fique atento aos sinais

  • Folhas murchas indicam falta de água;
  • Qualquer modificação na estrutura das folhas como encaracolar ou ficarem mais espaçadas indica falta de iluminação;
  • Caule preto e mole indica presença de fungos.

Conseguiu captar todas as nossas dicas? Restou alguma dúvida? Se sim, tire-as através dos comentários.

Imagem em destaque: Danielrengelm, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *