foto do peixe linguado camuflado na areia

Conheça os hábitos e características do peixe linguado

O linguado faz parte de uma extensa classe de peixes bastante popular e muito utilizado na culinária. Nós dos GPA Brasil iremos te ensinar tudo sobre esses indivíduos. Continue lendo para conferir.

O linguado é um peixe também brasileiro, muito popular e fácil de encontrar, por isso, está presente em diversas receitas. É conhecido pela característica física incomum na localização dos olhos quando adulto.

Entretanto, mesmo que faça parte da dieta e esteja presente na mesa brasileira, diversas informações sobre a espécie são desconhecidas como reprodução, habitat e predadores.

No artigo abaixo você conhecerá melhor essas espécies, pontuando informações sobre onde vivem, de que se alimentam, entre outras.

Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Actinopterygii
Ordem:Pleuronectiformes
Nome científico:S. Solea.
foto do peixe linguado no oceano

Características do Linguado

O linguado, peixe linguado, solha ou, em inglês, flounder fish, é um peixe de água doce e salgada nativa do Atlântico Ocidental, pode ser encontrado desde a Flórida ao Golfo do México, presente também ao norte da Argentina e no Brasil.

São comuns em áreas costeiras próximas às docas, recifes ou pontes, sobrevivendo até em regiões mais profundas do oceano.

Os grupos têm distribuição natural alargada, ocorrendo tipicamente em habitats de fundos arenosos e lodosos de todos os oceanos e mares. Algumas espécies podem ser encontradas em estuários, podendo viver em águas de baixa salinidade.

O nome comum linguado é, na língua portuguesa, bastante impreciso e sujeito a grandes variações regionais, incluindo frequentemente, entre outras, as espécies que são também conhecidas por solha e areeiro.

A maioria das espécies que remetem ao linguado cresce entre 12 cm e 60 cm facilmente, não são espécies grandes.  Sua largura máxima, geralmente, se estende em até metade do seu comprimento e seu peso varia entre 2 a 4kg quando adultos.

Dividido em 822 espécies, é conhecido como peixe-chato, ou seja, apresenta o corpo fino e oval. Sua cor pode variar, mas, geralmente são pretos e bejes, alguns possuem coloração mais distinta como azul, amarelo ou com pintas.

Sua coloração é útil como camuflagem, já o peixe linguado costuma se proteger dos predadores apresentando manchas mais escuras na face superior que imitam o fundo dos locais onde vivem, a mudança é feita rapidamente.

Esse é um ponto positivo para o linguado principalmente em casos da presença de predadores que aguardam a presa se aproximar para atacar, assim, com a camuflagem, pode passar despercebido ou escapar da armadilha.

Quando filhotes, são transparentes, o que ajuda a chegar na fase adulta sem ser considerado como alimento.

Seu nome em português, foi dado provavelmente devido á bifurcação da língua, que se divide em duas.

A característica mais incomum nessa classe, é a posição dos olhos. Ao nascerem, apresentam estética comum com um olho em cada lado do rosto, entretanto, conforme amadurecem, um dos olhos migra para o outro lado, seja o esquerdo ou o direito, fazendo com que a aparência do animal seja confusa.

Esse fato os auxilia na percepção do ambiente e potencializa a habilidade de detectar predadores, mesmo que não vejam abaixo do seu corpo, conseguem visualizar o chão ao redor e mudar a cor do seu corpo de modo que sua camuflagem seja eficaz.

Mais de 120 espécies dessa classe estão na lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza, entretanto, as demais apresentam populações estáveis e não arriscam serem extintas.

foto do peixe linguado
Fonte: Canva.

Hábitos

É possível encontrar o peixe linguado em todo litoral brasileiro, em locais com cascalho, areia, lajes pequenas, e afins. Eles costumam ficar sempre em locais mais fundos, principalmente quando a temperatura cai.

Apesar de a maioria ser de água salgada, é importante ressaltar que existem espécies de água doce.

O peixe linguado se alimenta de larvas de peixes, crustáceos, moluscos e outros pequenos animais, incluindo anfípodes e isópodes capturados no fundo das águas, caçando as suas presas emboscando-se por mimetismo sobre o fundo e aguardando em perfeita imobilidade até que estas se aproximem.

É considerada uma espécie carnívora, por isso, não costuma ser adquirido como peixe de estimação, já que pode se alimentar das outras espécies presentes no aquário.

Entretanto, quando criado em cativeiro, para alimentá-lo devem ser oferecidos pequenos peixes, filés, lulas, camarões, minhocas, micro vermes e artêmias vivas.

Se você gosta de animais com características exóticas, confira nosso artigo sobre água viva, um ser praticamente imortal.

Áreas de caça

As áreas de caça preferidas são aquelas em que o substrato é solto, permitindo o semi enterramento do linguado, tornando-o assim virtualmente invisível.

Por essa razão são mais frequentes em áreas lodosas próximas de obstáculos que promovam a acumulação de depósitos de partículas, como rochedos, recifes, molhes, pilares de pontes e outras estruturas.

Essa informação é útil para pescadores que o buscam para consumo próprio ou para comercialização.

Reprodução

O processo de acasalamento ocorre de forma simples, ambos os peixes se aproximam com as nadadeiras abertas e se desprendem do fundo do mar, o macho se posiciona acima da fêmea e ocorre a liberação de óvulos e espermatozoides.

A época de reprodução do peixe linguado varia muito, mas pode acontecer entre maio e agosto, geralmente. Os ovos são pelágicos e flutuantes e, as larvas são como as dos outros peixes, com orientação vertical e um olho de cada lado da cabeça.

A desova geralmente ocorre em águas com temperatura de 6° a 12° C, os ovos levam aproximadamente 15 dias para eclodirem e nadam livremente pela superfície da água. De 4 a 6 semanas depois, iniciam o processo de movimentação dos olhos.

A maturidade sexual ocorre a partir do terceiro ano de vida, quando mede de 25 a 30 centímetros

Algumas espécies como o linguado de olhos, nativo de todo o Oceano Atlântico, o macho mantém diversas parceiras, uma espécie de harém que convivem no mesmo território.

Diferente do peixe bagre, os filhotes ficam por conta própria após o nascimento, não recebem cuidados dos pais.

foto do peixe linguado camuflado
Fonte: Canva.

Predadores

Assim como quase todos os animais, os linguados ou peixes solhas precisam se adaptar ao ambiente de forma que haja proteção contra os predadores para sobreviverem o máximo de tempo possível na natureza.

Porém, devido ao tamanho espaçoso que o corpo apresenta, não possui muitas ameaças naturais, são exemplos os tubarões, enguias e humanos.

Como dito anteriormente, sua camuflagem o auxilia na sobrevivência, já que não possui defesas naturais como espinhas, veneno, etc.

Algumas espécies de linguado

Pseudopleuronectes americanus 

Localização: Costa atlântica da América do Norte.

Este é um peixe das águas do Atlântico Ocidental, que habita o fundo arenoso ou lamacento entre Terra Nova, Canadá e Geórgia, EUA.

Os adultos preferem temperaturas da água de 12 a 15 °C, eles vivem na costa no outono e no inverno, em águas relativamente rasas na primavera ou no início do verão, então muitas vezes migram para o exterior.

Ao contrário dos ovos de outras espécies de solha na mesma área, os ovos deste peixe linguado ficam no fundo, geralmente em ramos. Eu tamanho varia, mas pode crescer até 58cm e viver até 15 anos.

Paralichthys lethostigma

Localização: costa atlântica da América do Norte.

Esta é uma espécie de solha de dente grande nativa das costas do Leste e do golfo dos Estados Unidos.

A sua gama é a Carolina do Norte até a Península de Yucatán. É uma “solha de olhos curtos”, o que significa que o lado esquerdo é pigmentado e é o “lado para cima”.

A cor do corpo é marrom com manchas e manchas difusas, não fechadas.

Paralichthys dentatus

Localização: costa atlântica da América do Norte.

É um peixe encontrado no Oceano Atlântico fora da Costa Leste dos Estados Unidos e do Canadá.

É especialmente abundante nas águas da Carolina do Norte para Massachusetts.

Essa espécie tem uma faixa no Atlântico Ocidental da Nova Scotia para a Flórida, possivelmente mais ao sul, onde a solha do verão pode misturar e confundir-se com seu parente próximo do linguado do sul (Paralichthys lethostigma).

Paralichthys albigutta

Localização: Golfo do México

É um peixe achatado que nada do seu próprio lado. Seus dois olhos olham para cima quando nada.

Eles têm dentes afiados, dois olhos de um lado e coloração branca em uma extremidade. Paralichthys albigutta está amplamente distribuído no Atlântico Norte ocidental.

Os adultos são encontrados em uma variedade de habitats, mas geralmente preferem fundos rígidos e arenosos.

Os mais jovens se instalam em ervas marinhas de alta salinidade. A longevidade é de 7 a 10 anos e as fêmeas atingem a maturidade entre 1 e 2 anos.

Paralichthys tropicus

Localização: Mar do Caribe

É amplamente distribuído e parece ser mais abundante na Venezuela, onde é considerado um alimento muito apreciado.

Encontra-se sobre substratos arenosos e lamacentos entre 0 e183 m de profundidade. Esta espécie atinge um tamanho máximo de 57 cm, mas é mais comumente inferior a 30 cm.

Platichthys flesus

Localização: Costa Atlântica europeia.

É o único peixe plano que migra para água doce sem qualquer problema. Eles foram encontrados no Reno por Basileia Suíça.

A preferência é viver em águas salobras. É muito difícil ver esta solha, pois eles provavelmente estarão bem camuflados.

Os olhos deste peixe plano geralmente estão no lado direito, mas às vezes estão à esquerda.

foto do peixe linguado com pintas azuis
Fonte: Canva.

Curiosidades

  • Os machos do gênero Platichthys são conhecidos por se deslocarem a grandes distâncias, tendo sido capturados a mais de 80 milhas náuticas de distância da costa da Sardenha, por vezes com o corpo fortemente incrustado por várias espécies de cracas;
  • As espécies de linguado capturadas comercialmente encontram-se ameaçadas, tendo as populações mundiais de solha e linguado sido estimadas em 2003 como tendo cerca de 10% dos efetivos pré-industriais, num decréscimo atribuído sobre pesca;
  • Em 1970, um linguado foi encontrado em fossas marinhas, a área mais profunda do oceano;
  • Há uma espécie de linguado, o Fluke, que é criado em águas abertas pela Marculture Tecnologies, localizada em Greenport, Nova York.

Platichthys flesus: Ameaçado de extinção

A organização Seafood Watch colocou o linguado do Atlântico (Platichthys flesus) entre as espécies em que os consumidores preocupados com a sustentabilidade dos recursos marinhos devem evitar consumir.

Confira em vídeo a camuflagem eficiente do linguado:

Foto em destaque: Canva.

Gostou do nosso artigo? Nos conte sobre sua experiência com o peixe linguado.

Leia também sobre calmantes para cachorros.

Aprenda sobre barbeiros e doença de Chagas.

5 comentários em “Conheça os hábitos e características do peixe linguado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *