Lagartos: Conheça melhor todos os tipos de lagartos

O mundo dos lagartos é tão fascinante que muitas pessoas ficarão surpresas ao ler este artigo.

Por exemplo, você sabia que os vários tipos de lagartos têm uma habilidade chamada autonomia em que eles são capazes de amputar a cauda para sobreviver?

Mas se isso pareceu surpreendente, espere até saber por que alguns tipos de lagartos têm o hábito de extrair sua língua das suas bocas.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre os tipos de lagartos, não perca este artigo.

Características dos tipos de lagartos

O nome científico dos lagartos é Lacertilia, e nesta subordem dos répteis há um total de 5600 espécies organizadas em cerca de 46 famílias. As características do lagarto tornam-no um animal muito exclusivo.

Algumas espécies carecem de membros, embora possam ser diferenciadas das cobras pela presença de pálpebras e orelhas externas. Na natureza, encontramos muitos tipos de lagartos que usam sua língua para “cheirar” e reconhecer o meio ambiente.

Além disso, é surpreendente que os lagartos possam dispensar a cauda. Isso quando estão em situação de perigo (a cauda isolada serve para enganar os predadores).

Embora mais tarde eles desenvolverão este membro de novo. Em geral, os lagartos não são agressivos, diferente por exemplo da cobra coral, cujo veneno pode ser perigoso para os humanos.

Em termos de tamanho, os geckos são os tipos de lagartos mais pequenos do planeta com alguns centímetros de comprimento, enquanto o dragão Komodo é tão impressionante que pode atingir até 3 metros de comprimento. Isso nos dá uma ideia da grande variedade que existe neste gênero.

Enquanto algumas espécies são capazes de cuspir sangue através de seus olhos como meio de proteção, os lagartos podem administrar água em seu corpo e, em relação aos geckos, são os únicos tipos de lagartos que possuem cordas vocais.

Sem dúvida, mais de 200 milhões de anos de evolução, os lagartos continuam a nos impressionar. Abaixo, você pode encontrar mais informações sobre o lagarto.

Onde vivem os lagartos

Os lagartos habitam todo o nosso planeta, com exceção da Antártida. Geralmente, eles preferem as zonas quentes, mas demonstraram que podem sobreviver em climas temperados e frios, pois podem diminuir seu metabolismo e diminuir suas funções corporais para sobreviver.

Em geral, o habitat dos vários tipos de lagartos é composto de zonas tropicais e subtropicais. Pode abranger uma ampla diversidade de ambientes, desde prados, montanhas e desertos até áreas mais úmidas.

Alguns tipos de lagartos vivem sob as rochas e nas rachaduras do chão, mas outros, graças às suas excelentes qualidades de alpinista, preferem viver nas árvores.

Além disso, graças a um sistema complexo que lhes permite eliminar sal e reter água, alguns tipos de lagartos podem sobreviver em condições desfavoráveis ​​para outras espécies.

Dada essa característica, é evidente que, sendo animais poikilotérmicos (sua temperatura é condicionada pela temperatura do exterior), os lagartos precisam de luz solar abundante para seu desenvolvimento.

É importante preservar estes animais, mas caso você precise capturar por algum motivo, siga este guia.

Lagartos

O que os lagartos comem

Para entender o que o lagarto se alimenta, devemos saber que eles são animais omnívoros, ou seja, que eles indistintamente consomem plantas e carne.

Esta condição não é cumprida exclusivamente em todas as espécies, porque enquanto as espécies menores se alimentam de insetos, outros lagartos baseiam sua dieta em uma ampla gama de animais, frutas, árvores e plantas.

Neste sentido, existem alguns tipos de lagartos que se alimentam de lagartos menores.

Dentro da alimentação de lagartos, há também uma qualidade importante, e é que eles confiam no seu idioma para receber certas informações sobre seus alimentos.

Uma vez que eles vêm para se alimentar, os lagartos usarão os dentes para mastigar os alimentos e, de fato, podem regenerar os dentes ao longo de suas vidas.

Como já dissemos antes, há muitos lagartos que não bebem água, porque seu sistema excretor permite que eles expulsem o sal e mantenham o organismo hidratado.

Em muitas ocasiões, podemos notar uma pequena crosta ou resíduo branco na pele dos lagartos, e este é precisamente o sal que foi expulso.

Como nascem os lagartos

A reprodução do lagarto pode variar dependendo da espécie e do seu habitat. Enquanto alguns lagartos são inteiramente oviários, outros concebem sua prole viva.

Geralmente, os lagartos atingem a maturidade sexual quando atingem o ano de idade, enquanto outros não estarão prontos para a reprodução até os três ou quatro anos de idade.

Em algumas espécies, o comportamento assexuado se manifesta, tantos lagartos fazem sem acasalar para continuar a espécie.

No resto dos casos, as fêmeas e os machos se comunicam por meio do odor segregado pelas glândulas do corpo.

Mas isso não é tudo interessante em termos de como os lagartos reproduzem. Uma vez que, além disso, é necessário saber que a grande maioria das espécies deve se defender durante o nascimento. Já que a mãe deixará o ninho tão cedo como a colocação está terminada.

Em geral, os lagartos fêmeas fazem suas escotilhas após três meses de acasalamento. E enquanto algumas espécies concebem apenas um ovo por cada porção. Outros podem cobrir uma grande quantidade de ovos.

Espécies de lagarto

Abaixo um breve resumo das espécies mais populares e conhecidas de lagartos em nosso planeta.

  • Komodo Dragon: é a maior espécie entre todos os lagartos. Pode pesar até 68 quilos e é o lagarto mais agressivo e perigoso do mundo.
  • Green anole: Embora seja reconhecido como o camaleão americano, o anole verde é um lagarto. Possui a capacidade de mudar de cor de acordo com seu humor. E sua distribuição é compartilhada entre os Estados Unidos e o Caribe.
  • Lagarto Horned: Sua aparência é assustadora para algumas pessoas. Tem o corpo achatado em forma oval, e um par de pequenos chifres em sua cabeça. Também recebe o nome de “sangue de llora”. Pode ser encontrado no oeste dos Estados Unidos e no norte do México.
  • Camaleão: estes são os lagartos que mais facilmente alteram a cor do seu corpo. Os seus olhos proeminentes e a língua longa e larga são duas características típicas deste animal. Muito comuns na Espanha, Califórnia, Havaí e Ásia.
  • Clamidosaurio de King: Com um nome tão marcante, não poderíamos esperar menos desse lagarto. Sua característica mais impressionante é o “fã” ou pedaços de cartilagem e pele que se desenrolam quando se sentem ameaçadas. Eles podem ser encontrados na Austrália e Nova Guiné.
  • Gecko: Geckos são os mais pequenos lagartos, e geralmente são verdes. Além disso, é o único lagarto que tem cordas vocais, para que possa emitir sons para se comunicar com seus pares. Seu habitat inclui as regiões quentes do planeta.
  • Iguana marinha de Galápagos: é a única espécie marinha dentro dos lagartos. Eles podem mergulhar em água até 30 metros de profundidade e podem ser identificados pela coroa de espinhos que eles carregam na cabeça. Como o próprio nome sugere, é uma espécie endêmica das Ilhas Galápagos.

E não para por ai…

  • Iguana do deserto: é muito comum no deserto de Mojave. Sua adaptabilidade permite que ele sobreviva em ambientes extremamente secos e quentes. Pode medir até quase um metro.
  • Chuckwalla: Este é um verdadeiro colosso dentro dos lagartos. O chuckwalla possui uma habilidade que lhe permite inflar seu corpo dentro da lava para evitar ser capturado por seus predadores. Ele vem da parte ocidental da América do Norte.
  • Gila Monster: Junto com o lagarto enchaquirado, é o único lagarto venenoso do planeta. Seu corpo robusto e sua cor marrom com pontos claros característicos tornam ainda mais assustador. No entanto, é um lagarto muito inteligente. É distribuído por todo os Estados Unidos.

1 comentário em “Lagartos: Conheça melhor todos os tipos de lagartos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *