tudo sobre calopsita

Calopsita: Cuidados e tudo que você precisa saber

A calopsita tem se tornado cada vez mais popular como um animal de estimação para as famílias brasileiras.

Isso se deve muito ao fato de ser uma ave alegre e animada. Além disso, a calopsita é muito fiel e vive muito perto do seu dono, depois de ter se apegado a uma pessoa.

Ela é uma ave muito especial, já que pode aprender truques e é bastante divertida. Ela é da mesma família das araras e papagaios, sendo uma psitacídeo.  Sendo assim, ela é uma ave bastante extrovertida.

A calopsita é uma ave que exige bastante atenção e dedicação. Porém, necessita muito de liberdade e gosta de ser independente. Por isso, é aconselhável não deixa-la muito tempo dentro de gaiolas.

Para evitar a fuga, é importante leva-la ao veterinário, para que ele possa aparar suas asas, impedindo que ela voe muito.

Há muitas coisas que você pode saber sobre essa ave. E, é muito importante, que você conheça o mínimo antes de resolver “adotar” uma em sua casa.

Por isso, resolvemos fazer essa seleção de fatos e dicas para quem deseja ter essa ave como um animal de estimação. Ou, até mesmo, para quem é curioso. Confira tudo sobre calopsita e conheça mais sobre essa fantástica ave.

Comportamento da calopsita

As calopsitas são aves muito alegres, especialmente pela manhã, também conhecidas como Nymphicus hollandicus. Logo ao acordar, estão cheias de energia e gostam de brincar e cantar.

Se você resolver criar essa ave fora da gaiola, esteja consciente de que ela o seguirá pela casa, sempre buscando manter um contato próximo.

Ela é uma ave que exige bastante atenção e é muito companheira. Além disso, a calopsita sempre tenta encontrar formas de conseguir se comunicar com seu dono, além de aprender truques e brincadeiras.

Em média, uma calopsita pode viver até 25 anos, sendo uma excelente opção para quem busca ter um animal de estimação de pequeno porte, mas companheiro.

Dica: Leia também sobre as Hienas.

calopsita

Cuidados exigidos de saúde, higiene e alimentação

Obviamente que, como todo animal de estimação, a calopsita precisa de cuidados básicos para continuar saudável e ativa.

Entretanto, ela é uma ave de pequeno porte e, portanto, esses cuidados não são muito grandes. Você deve estar sempre atento à saúde de sua ave, em primeiro lugar.

Como ela é uma ave ativa e alegre, estar silenciosa, recuada e muito quieta é um sinal de que sua saúde pode não estar muito bem. Além disso, é um animal que reque muito carinho.

Como qualquer animal, é necessário preservar.

Higiene

Pássaros normalmente fazem uma pequena bagunça em seu local de alimentação. Por isso é muito importante manter tanto os poleiros, quanto os locais de alimentação limpos, para garantir a higiene do ambiente e da ave.

As calopsitas também precisam de um local tranquilo para conseguir ter boas horas de sono. O ideal é que elas fiquem em um lugar calmo, sem muita agitação e sons, por metade do dia para conseguirem repousar.

Alimentação

A alimentação da calopsita envolve sementes e também alimentos naturais. É bom, para manter a ave sempre saudável, fazer uma variação entre legumes, frutas e verduras com diferentes tipos de sementes.

Algumas opções interessantes de alimentos para sua calopsita:

  • Alpiste
  • Aveia
  • Girassol
  • Arroz
  • Couve
  • Milho verde (cozido)
  • Cenoura ralada
  • Jiló

Algumas pessoas ainda preferem comprar rações especificas para alimentação da calopsita. Essa, no entanto, é uma decisão pessoal de cada dono.

Alguns donos não têm muito tempo para poder “preparar” as refeições da ave, separando as sementes e alimentos. Nesses casos, comprar um pacote de ração – que já vem com uma grande variedade de sementes – pode ser uma excelente opção.

Reprodução da ave

Para as calopsitas, não há uma época do ano especifica para a reprodução. Entretanto, é necessário que a ave já tenha mais de um ano de vida para reproduzir.

O ideal é que seja realizada, no máximo, até 3 ninhadas por ano. Normalmente, cada acasalamento gera em torno de 4 até 7 ovos, e o tempo necessário é de até 20 dias.

Caso você deseje doar os filhotes, é importante estar atento ao período de dois meses, que é o tempo mínimo necessário que os filhotes devem ficar com seus pais.

As calopsitas são aves muito inteligentes e podem trazer muita alegria para quem se dispõe cuidar. É uma excelente opção de animal de estimação para quem não deseja ter muito trabalho diário, mas gosta de uma boa companhia.

Infelizmente é um animal muito contrabandeado.

E aí, se interessou em ter uma calopsita? Já tem essa ave? Conta para a gente como tem sido a sua experiência com ela, então! Caso tenha alguma dúvida, não deixe de comentar. Buscaremos te ajudar o máximo possível!

3 comentários em “Calopsita: Cuidados e tudo que você precisa saber”

  1. Avatar

    Eu gostaria de criar a minha calopsita mais solta, mas não quero cortas as asinhas, vocês acham que as redes de proteção são uma solução para isso?

  2. Avatar
    Maria Gorete Silva Ramos

    Eu gosto muito dessas aves, e gostaria muito de adotar um casal para mim. A cada dia tenho esperança de 7m presente desse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *