O macaco narigudo ganha fêmeas com o tamanho do nariz

62 animais mais curiosos do mundo

Quem não adora animais? Seja doméstico ou selvagem, não podemos negar que essas criaturas são fascinantes. O reino animal é cheio de criaturas únicas, e nós do GPA vamos te mostrar os animais mais curiosos do mundo.

Independente da espécie ou gênero, cada gênero ou família tem suas peculiaridades e alguns são realmente bem curiosos.

Que tal se você conferir comigo uma lista que fiz com as espécies de animais mais exóticas do mundo?

Diabo da Tasmânia

O diabo da Tasmânia é um mamífero que se alimenta de carniça
O diabo da Tasmânia é um mamífero que se alimenta de carniça. Foto: Canva

Esse mamífero marsupial da família dasyuridae, usado como inspiração para um dos personagens mais famosos do desenho animado “Looney Tunes”, o “Taz-Mania”, reside na Tasmânia, Autrália. E é um marsupial de porte médio.

O diabo da Tasmânia é um animal de hábitos noturnos e se alimente principalmente de carniças e animais menores. Foi quase instinto duas vezes, por representar ameaça aos rebanhos domésticos. Teve seu nome científico mudado diversas vezes por diferentes pesquisadores.

Ornitorrinco

O ornitorrinco é um mamífero que coloca ovos
O ornitorrinco é um mamífero que coloca ovos. Foto: Canva

O ornitorrinco é provavelmente o exemplar mais estranho do reino animal, sendo um animal semiaquático com bico de pato e rabo de castor. O macho é capaz de produzir veneno usado para proteger seu território no período reprodutivo, e é um dos únicos mamíferos que colocam ovos.

Mas se você acha que as estranhezas acabaram, se enganou! Embora sejam capazes de produzir leite materno, não possuem mamilos, fazendo com que os filhotes se alimentem do leite que sai dos poros da barriga da mamãe ornitorrinco. Quando adultos, se alimentam de pequenos insetos.

Macaco-narigudo

O macaco narigudo ganha fêmeas com o tamanho do nariz
O macaco narigudo ganha fêmeas com o tamanho do nariz. Foto: Canva

O nasalis narvatus, conhecido popularmente como macaco-narigudo, é um primata da família dos cercopitecídeos, que vive em florestas tropicais localizadas principalmente em Bornéo, no oceano Índico, e infelizmente está ameaçado de extinção.

Diferente dos humanos, quanto maior o nariz, mais fêmeas o macaco-narigudo terá. O tamanho do nariz indica a capacidade de reprodução e influencia no canto de acasalamento, sendo também uma vantagem na disputa de território. Machos com narizes menores vivem isolados com outros solteirões.

Dragão azul

O dragão azul é uma lesma marinha
O dragão azul é uma lesma marinha

Essa lesma-do-mar é a única espécie conhecida do gênero Glaucus e tem nome científico Glaucus atlanticus. O dragão azul recebe esse nome graças a sua exuberante coloração azul-vivo e seus “braços” que mais parecem asas abertas enquanto flutua nas águas do oceano.

Diferente das lesmas comuns, essa nunca entra em contato com o solo. E apesar de ser uma criatura aquática, ela não nada. Se locomove apenas flutuando na superfície água, dependendo das correntezas para ser levada de um lado para o outro.

Peixe-gota

Raramente encontrado por seres humanos, mas com fotos famosas na internet por sua aparência peculiar e feições que chegam a ser comparadas a humanas, o Psychrolutes marcidus é uma criatura que vive nas profundas águas da costa australiana e tasmânica.

Graças a alta profundidade onde vive, o peixe-gota ou peixe-bolha, como é chamado, tem em seu corpo um aspecto gelatinoso que lhe dá a capacidade de flutuar sem muito esforço, enquanto engole vários peixes menores de uma vez só com sua boca enorme.

Sapo de vidro

O sapo-de-vidro tem esse nome por ter a pele transparente
O sapo-de-vidro tem esse nome por ter a pele transparente. Foto: Canva

Um dos anfíbios mais fascinantes da natureza é o pequeno centrolenídeos, embora seu nome popular “sapo de vidro” seja uma nomenclatura mais adequada, já que podemos ver todo o interior do seu corpo, graças a sua pele completamente translúcida.

Natural da Bolívia, o sapo de vidro, que mede cerca de 5cm, se alimenta de pequenos insetos, larvas e aranhas, e chega a comer seus próprios filhos quando passa por escassez de alimentos. Costumam viver em arbustos ao longo de córregos e não são venenosos.

Axolote

Axolote é uma salamandra que não se desenvolve e continua como larva
Axolote é uma salamandra que não se desenvolve e continua como larva. Foto: Canva

A Ambystoma mexicanum, conhecida com axolote ou axolotle, é uma salamandra que prefere viver em águas doces escuras e passa a vida toda (ou quase toda) como larva, embora tenham a capacidade de evolução.

Também chamados de “monstro da água”, esse simpático animal é natural do México e chega a atingir no máximo 25cm, se alimentando de girinos e pequenos animais invertebrados.

Talvez você goste também desse artigo sobre a Cobra Salamandra

Pichiciego-menor

Sendo uma das mais raras espécies de mamífero da América do Sul e o menor tatu do mundo, essa criatura que mais parece ter saído de um filme de fantasia, é o Chlamyphorus truncatus, conhecido como pichiciengo-menor, e é comumente encontrado na Argentina.

Com tamanho que varia entre 7 e 11cm, este pequeno animal tem o corpo coberto por pelos que os aquecem no frio e uma carapaça rosa que os protegem de predadores.

Dragão-de-komodo

O dragão-de-komodo é o maior lagarto do mundo
O dragão-de-comodo é o maior lagarto do mundo. Foto: Canva

O dragão-de-komodo é uma espécie de lagarto que vive em ilhas da Indonésia, sendo mais comum na ilha de Komodo. O nome “dragão” é atribuído a esse animal graças ao seu tamanho que pode chegar a 91kg, velocidade e periculosidade, já que além de forte é venenoso.

De nome científico Varanus komodoensis, o grande lagarto é extremamente selvagem e rápido, chegando a 20 km\h. É considerado o maior lagarto do mundo, chegando a 3 metros de comprimento, e se alimenta de alguns mamíferos.

Musaranhos-elefante

o musaranhos-elefante é pequeno, mas muito rápido
o musaranhos-elefante é pequeno, mas muito rápido. Foto: Canva

A macroscelidea é uma espécie nativa do continente africano. Também conhecidos com sengi, são mamíferos pequenos que medem de 10 a 30 cm, com exceção da calda. Bem rápidos e ágeis, podem atingir a marca de 25 km\h.

Os masaranhos-elefantes são naturais do continente africano e se alimentam pequenos insetos. Apesar de ser um animal diurno, são raros os avistamentos por humanos, devido seu tamanho e rapidez.

Peixe mandarim

O peixe-mandarim é muito pequeno e vive escondido
O peixe-mandarim é muito pequeno e vive escondido. Foto: Canva

Com nome científico Synchiropus splendidus, o peixe mandarim é um pequeno peixe de água salgada que mede por volta de 6 a 10 cm e se alimenta de animais marinhos menores.

Seu pequeno tamanho e diversidade de cores permite que esse peixe viva escondido em recifes de corais, onde espera suas presas passarem para atacar.

Polvo dumbo

O Opisthoteuthis agassizii é outro animal que parece ter saído de um filme de fantasia. Esse simpático polvo pode ser encontrado em todos os oceanos do globo terrestre, porém, não é tão fácil, pois vive em profundidades de mais de 900 metros.

Suas duas barbatanas membranáceas, localizadas no topo da cabeça, são o motivo do seu nome popular. Mas apesar de sua fofura, esse polvo tem a habilidade de outros de sua espécie, de mudar sua cor e textura para se camuflar, assim como soltar tinta ao se sentir ameaçado.

Águia-das-Filipina

A águia-das-Filipinas é um grande pássaro em risco de extinção
A águia-das-Filipinas é um grande pássaro em risco de extinção. Foto: Canva

A Pithecophaga jefferyi, conhecida com águia-das-Filipinas e águia-pega-macaco, é um grande pássaro tropical natural das florestas filipinas que chega a medir 1 metro de comprimento.

Infelizmente, assim como os pandas vermelhos, esse gigante dos ares está ameaçado de extinção, tendo por volta de 400 exemplares na natureza. Costuma se alimentar de raposas, outros pássaros, macacos e ratos gigantes. Além disso, pode viver por 30 anos e cativeiro e 60 na natureza.

Aye-Aye

Esse estranho primata de nome científico Daubentonia madagascariensis e hábitos noturnos, também pode ser chamado de ai-ai e aie-aie. Essa espécie é a única viva da família Daubentoniidae.

Vive mais tempos nas árvores e tem um dedo maior que os outros, para poder caçar lavas nos troncos. E natural da ilha de Madagascar e inspirou a criação do personagem Maurice, na animação “Madagascar”.

Cervo-vampiro

O cervo-vampiro tem presas enormes que se assemelham a vampiros
O cervo-vampiro tem presas enormes que se assemelham a vampiros. Foto: Canva

O Hydropotes inermis ou cervo-vampiro, tinha tudo para ser um cervo comum como qualquer outro, não fosse uma característica incomum: suas presas enormes que lembram a de mitológicos vampiros. Os machos também não têm chifres quando atingem a idade adulta.

Esse belo mamífero pode ser encontrado na China e Coreia do Sul. São animais herbívoros e suas fêmeas possuem 4 mamas em vez de duas, dando à luz de 2 a três filhotes, em vez de apenas 1.

Outros 41 animais curiosos:

  • Aardvark (Orycteropus afer)
  • Ave-do-paraíso (Serinus canicollis)
  • Babuíno (Papio hamadryas)
  • Balalaica (Tauraco persa)
  • Barbo (Barbus barbus)
  • Beluga (Delphinapterus leucas)
  • Besouro-verde (Lucanus capreolus)
  • Boto (Inia geoffrensis)
  • Búfalo-marinho (Syncerus caffer)
  • Cabra-montesa (Capra pyrenaica)
  • Cabra-veada (Rupicapra rupicapra)
  • Cabrita (Ovis aries)
  • Caça (Canis aureus)
  • Cachorro-de-água (Cuon alpinus)
  • Camelo (Camelus ferus)
  • Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris)
  • Caracol (Achatina fulica)
  • Caranguejo-de-areia (Coenobita compressus)
  • Caranguejo-fantasma (Ocypode quadrata)
  • Carpa (Cyprinus carpio)
  • Castor (Castor fiber)
  • Chinchila (Chinchilla lanigera)
  • Chita (Acinonyx jubatus)
  • Chupeta (Tragulus kanchil)
  • Coala (Phascolarctos cinereus)
  • Coelho (Oryctolagus cuniculus)
  • Cócoro (Corvus monedulo)
  • Cócora (Numida meleagris)
  • Coiote (Canis latrans)
  • Coruja (Bubo bubo)
  • Cotovia (Streptopelia decaocto)
  • Cágado (Trachemys scripta elegans)
  • Cêmarao (Macrobrachium rosenbergii)
  • Côco (Ailuropoda melanoleuca)
  • Degu (Octodon degus)
  • Dendroica (Dendroica petechia)
  • Dromedário (Camelus dromedarius)
  • Elefante-marinho (Mirounga leonina)
  • Erizo-de-mar (Paracentrotus lividus)
  • Escaravelho-gigante (Titanus giganteus)
  • Falcão (Falco peregrinus)
  • Flamingo (Phoenicopterus roseus)
  • Fóssil (Fossa fossana)
  • Gato-montês (Felis silvestris silvestris)
  • Girafa (Giraffa camelopardalis)
  • Gorila (Gorilla gorilla)
  • Grizu (Grison griseus)
  • Guanaco (Lama guanicoe)
  • Hipopótamo (Hippopotamus amphibius)
  • Iguana (Iguana iguana)
  • Jacaré (Alligator mississippiensis)
  • Kiwi (Apteryx owlii)
  • Lagarto (Lacerta vivipara)
  • Lama (Lama glama)
  • Lapão (Capra hircus)
  • Leão-marinho (Otaria flavescens)
  • Lhama (Lama glama)
  • Lontra (Lutra lutra)
  • Lula-gigante (Enteroctopus megalocyathus)
  • Macaco-prego (Cebus apella)
  • Mangusto (Galidictis fasciata)
  • Morcego (Myotis myotis)
  • Morcego-vampiro (Desmodus rotundus)
  • Moreia (Eunectes murinus)
  • Morsa (Odobenus rosmarus divergens)
  • Noivinha-do-mar (Calliostoma ligatum)
  • Náutilo (Nautilus pompilius)
  • Ovelha-d’âmago-negro (Ovis orientalis orientalis)
  • Panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca)
  • Panda-vermelho (Ailurus fulgens)
  • Pássaro-da-neve (Plectrophenax nivalis)
  • Pássaro-do-paraíso (Seleucidis melanoleuca)
  • Pavão (Pavo cristatus)
  • Pelicano (Pelecanus occidentalis)
  • Penguim (Spheniscus demersus)
  • Peru (Meleagris gallopavo)
  • Pica-pau (Dendrocopos major)
  • Píton (Python molurus)
  • Porco-espinho (Hystrix cristata)
  • Rato-toupeira (Ctenomys torquatus)
  • Rinoceronte (Dicerorhinus sumatrensis)
  • Robalo (Dicentrarchus labrax)
  • Salmão (Oncorhynchus kisutch)
  • Sapo (Bufo bufo)
  • Tartaruga (Testudines)
  • Tatu-canastra (Dasypus novemcinctus)
  • Tatu-de-coleira (Dasypus hybridus)
  • Tatu-galápagos (Geochelone nigra nigra)
  • Tatu-palha (Chlamyphorus truncatus)
  • Tatu-peba (Dasypus hybridus)
  • Tatu-rabo-de-känguru (Dasyurus viverrinus)

    E aí, gostou? Qual animal você achou mais curioso? Deixa aí nos comentários suas sugestões de próximas listas que devemos fazer.

    Foto de capa: Canva

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *