O piolho-de-cobra, também conhecido como gongolo, ingongo, embuá gagugi e maria-café, é um inseto curioso que causa medo e gera dúvida em nós humanos. Fizemos um guia completo sobre o animal que você poderá conferir aqui no GPA Brasil.
Os piolhos-de-cobra costumam aparecer nas casas nos dias mais úmidos, chuvosos ou, quando molhamos o gramado em que ele está instalado.
Dificilmente eles causam infestação, mas, ainda assim são motivos de medo e muitas dúvidas, o que nos leva a matá-los.
Tire todas as suas dúvidas no artigo abaixo e conheça mais sobre os gongolos.
Classe: | Diplópodes |
Hábitos: | Noturnos |
Venenoso? | Não |
Alimentação: | Matéria morta |
Característica do animal
Os piolhos-de-cobra são animais em formato cilíndrico que amam lugares úmidos, por isso, costumamos ver ele em épocas chuvosos, quando invadem nossas casas para se livrar do grande volume de água.
São conhecidos como diploides por possuírem várias pernas, são tantas que parecem estar flutuando no chão ao invés de andar.
Outra característica dos piolhos de cobra é que são animais que possuem dois pares de patas em cada parte do seu corpo. Os recordistas até hoje apresentaram o máximo de 750 patas em todo seu segmento.
Para se proteger se seus predadores ou qualquer situação que julguem ameaça, os ingongos se enrolam rapidamente deixando exposta sua parte mais dura do corpo.
Essa, com certeza, é a habilidade que mais vemos nesse inseto e a que nos faz logo o identificar.
Seu corpo é composto por duas partes, cabeça e tronco, e ambas as partes se parecem bastante, assim como na cobra-de-duas-cabeças.
Existem diversas espécies de piolho-de-cobra, entretanto, o mais comum é o com corpo totalmente preto ou amarronzado.
Além disso, é um dos animais terrestres mais antigos de que se tem registro, porém, os ingongos da pré-história poderiam atingir os 2 metros de comprimento.
Hábitos de vida
Geralmente eles vivem sobre troncos, folhas ou pedras, mas é possível vê-los também dentro de residências, pois, costumam buscar sempre lugares úmidos.
Seu caminhar é bastante lento devido aos seus hábitos alimentares, que não costumam fornecer muita energia.
Por isso, para se proteger dos predadores, esses insetos usam outras técnicas.
Seu hábitat costuma ser escuro e com alta umidade, não gostam de sair durante o dia ou de serem expostos ao sol, então, dificilmente você verá um durante o dia do lado de fora da sua casa.
Na hora da sua reprodução, algumas espécies jogam um líquido colorido que liberam do próprio corpo sobre os ovos com o intuito de defendê-los.
Essa mesma tinta é expelida se você tentar manusear o animal.
Além de ser bem difícil de tirar, já que em algumas pessoas essa tinta permanece por dois ou três dias, mas não se preocupe que não causa nenhum efeito ao organismo como alergia, queimadura ou coisas do tipo.
Alimentação
Os ingongos se alimentam apenas de matérias vegetais como folhas podres e caídas, por isso, são denominados dentrívoros quanto à alimentação.
Dificilmente comem matéria ainda viva, mas, podem virar verdadeiras pragas em plantações, principalmente em estufas que são quentes úmidas atacando folhas novas.
Reprodução
Os piolhos-de-cobra são animais curiosos até mesmo na reprodução.
Os machos podem ter até dois órgãos sexuais e guardam os espermatozoides em uma espécie de bolsa que possui no corpo.
As fêmeas, por sua vez, recebem esses espermatozoides dos machos de forma interessante, se posicionam de frente um do outro e o macho passa seu material genético para outra bolsa na fêmea.
O macho em alguns comportamentos que indicam a futura copulação, como bater as antenas na fêmea, por exemplo.
As fêmeas dos piolhos-de-cobra costumam depositar de 10 a 300 ovos de uma só vez, por isso, mesmo sendo vulneráveis, ainda estão presentes na natureza.
Esses ovos são colocados na terra úmida ou em ninhos construídos com fezes secas.
Em grande parte das espécies, é comum que a fêmea abandone os ovos assim que os põe, mas, algumas mães cuidam da sua ninhada até que possam nascer.
Os ovos eclodem em poucas semanas e os filhotes nascem somente com 3 pares de pernas e, conforme crescem, vão surgindo os outros pares.
Os piolhos-de-cobra são animais com exoesqueleto, assim como as aranhas caranguejeiras, ou seja, o seu esqueleto fica na parte externa do corpo e eles trocam de pele.
Algumas espécies comem a pele velha após a troca.
A fase adulta é quando se toram reprodutores, mas, podem revezar e ficar um tempo sem se reproduzir, quando, naturalmente, os órgãos reprodutores regridem.
Diferença entre piolhos-de-cobra e centopeias
É muito comum confundirmos as centopeias com os piolhos-de-cobra e isso é o que nos faz temê-los mais ainda.
Essa confusão ocorre principalmente devido às suas características semelhantes, ou seja, o que um tem igual ao outro.
É fácil encontrarmos vídeos onde as pessoas mostram centopeias como se fossem ingongos, o que espalha ainda mais a informação de que são os mesmos insetos.
Em ambos podemos ver várias pernas e um inseto com antenas que se rasteja no chão ou, em outras superfícies.
Mas, as centopeias costumam ter menos pernas e as antenas muito maiores que os ingongos.
Outra característica que diferencia um do outro é o fato de a centopeia ser mais rápida na locomoção, ao contrário do piolho-de-cobra que é muito lento.
Além disso, elas não possuem o mecanismo de se enrolar quando algo toca em sua superfície.
Mas, a principal diferença entre esses dois insetos é que a centopeia morde e é venenosa, esse é o seu mecanismo de defesa quando se sente ameaçada.
A picada desse inseto ágil, pode causar vermelhidão, dor e inchaço no local, além de calafrios, febre e até mesmo necrose em casos mais avançados.
Enquanto isso, os piolhos-de-cobra são animais inofensivos que não mordem e não possuem glândula de veneno.
Os piolhos-de-cobra são venenosos?
Não, os piolhos-de-cobra, também conhecidos como ingongos, gongolos e maria café, não são venenos, por isso, não causam prejuízo à vida do ser humano ou de outros animais, na verdade, são bem inofensivos e fáceis de serem encontrados por predadores ou mortos por pessoas.
Existem muitos mitos a respeito dos piolhos-de-cobra devido ao seu formato e a quantidade de patas que possui, o que lembra muito a centopeia.
Entretanto, eles não causam nenhum mal à saúde de outros seres vivos, por não serem venenosos e por se alimentarem principalmente de matéria já em decomposição.
Um mito que existe sobre esses animais é que costumam entrar no ouvido de pessoas quando encontram uma brecha, mas, isso é totalmente mentira.
Ou seja, se encontrar com algum por aí, não fique com medo, pois não será prejudicial a sua saúde.
Seu formato curioso é, na verdade, uma forma de se adaptar ao ambiente onde vive, geralmente embaixo da terra na umidade, assim como minhocas.
Os piolhos-de-cobra são muito úteis para o meio ambiente, já que fornecem nutrientes essenciais para o desenvolvimento de diversas espécies de plantas.
Predadores naturais
Os predadores naturais do piolho-de-cobra são animais maiores que se alimentam de insetos como lagartos, ratos e pássaros, anfíbios e até mesmo outros insetos, por exemplo.
Além deles, a galinha também se alimenta dos ingongos assim como de outros insetos pequenos.
Os ingongos são animais bastante vulneráveis na natureza, mesmo tendo a parte de cima do corpo mais dura, são fáceis de serem comidos ou esmagados pelos humanos.
Quando entram na casa de alguém, causam logo alvoroço e até pânico, o que os levam a serem mortos rapidamente.
Outra característica que os impedem de se livrar de predadores é o fato de se locomover muito lentamente, nunca conseguem fugir,
Como evitar o piolho-de-cobra em casa
É difícil erradicar completamente o surgimento dos ingongos na sua casa, pois, quando entram, estão buscando proteção e abrigo.
Mas, um hábito que pode mantê-los longe é irrigar a grama do jardim com menos frequência e evitar acumulo de lixo ou materiais que possam gerar umidade.
Outra dica que para mantê-los afastado é colocar pano na parte de baixo da porta, por não serem fortes o suficiente para empurrar, não conseguirão passar para dentro da sua casa.
Faça isso principalmente em épocas chuvosas.
Piolhos-de-cobra são cobras?
Não, os piolhos-de-cobra não são cobras e, ao contrário do que o nome indica, não vivem com as serpentes, por isso, você não deve ter medo de expelirem veneno ao entrarem em contato com seres humanos ou animais, são insetos totalmente inofensivos que não causam nenhum prejuízo à saúde.
Os ingongos, ou gongolos, são uma espécie diferente de animal, enquanto as cobras são répteis, eles estão inclusos na classe dos insetos.
É normal confundi-los com serpente devido ao seu formato, mas, não se preocupe, eles não poderão te machucar.
FORMAÇÃO CIENTÍFICA DO PIOLHO DE COBRA
Diplópode é um organismo da classe dos artrópodes e que são conhecidos vulgarmente em outros países como Portugal por maria-cafés.
Além disso, o piolho de cobra é o mais conhecido da classe dos diplópodes.
Eles são animais de natureza herbívora e detritívora, ou seja, possuem como alimentos matérias mortas.
A sua tática para se enrolar quando se sentem ameaçados é para se fingirem de mortos, assim, os predadores podem desistir de atacar.
Outro ponto de defesa é a substância expelida pelo seu corpo que serve como um repelente para alguns predadores.
Em relação ao corpo desses diplópodes, a sua divisão é formada por cabeça, um pequeno tórax e um longo abdômen.
Além de ser cilíndrico, eles também apresentam pares de antenas, dois pares de patas por segmento (em regra vária de 13 pares a 45 pares), olhos simples, um sistema respiratório traqueal e uma reprodução sexuada com fecundação interna.
E embaixo da cabeça deles apenas contem um aparelho mastigador, pois em regra apenas consomem vegetais de modo geral, verduras e resto de materiais em decomposição.
No passado, os piolhos de cobra pertenciam à classe dos Miriápodes, com os quilópodes, porém não são mais colocados nesse tipo de classificação.
A diferença é que os quilópodes apresentam forcípulas que inoculam veneno, são carnívoros, achatados e possuem apenas 1 par de pernas por segmento, o que é totalmente diferente dos diplópodes.
No que se diz respeito a subclasses, os diplópodes possuem 5 que são os:
- Penicillata
- Eugnatha
- Colobognatha
- Arthropleuridea
- Clilognatha.
É possível encontrar diversos tipos de piolhos de cobras por aí e cada um pertence a um grupo diferente, e em cada grupo possuem um tamanho e um tipo específico.
Mas, ainda assim, nenhuma espécie é venenosa, então, não precisa de preocupar.
Os piolhos-de-cobra produzem um humos semelhante ao da minhoca, o que favorece diversas espécies de plantas, por isso, não os mate.
Dúvidas sobre diplópodes:
- O que são diplópodes?
Os diplópodes são um grupo de animais artrópodes que inclui as espécies mais conhecidas como centípedes e milípedes. Eles têm um corpo alongado dividido em dois metade, cada um com um par de pernas. As pernas são geralmente curtas e fortes, o que lhes confere um andar característico, ao contrário dos outros artrópodes, que andam sobre suas patas. - De onde vêm os diplópodes?
A origem dos diplópodes é desconhecida, mas acredita-se que eles evoluíram a partir de um ancestral comum com os outros artrópodes. Eles foram os primeiros animais a desenvolver um corpo dividido em dois metades, o que lhes permitiu andar sobre suas pernas de forma mais eficiente. - Como os diplópodes se reproduzem?
Os diplópodes são hermafroditas, o que significa que cada indivíduo tem os órgãos reprodutivos masculinos e femininos. Eles se acasalam usando um par de longos apêndices chamados cerci, que funcionam como pênis. As fêmeas depositam os ovos em casulos, que são cuidados pelos machos até a eclosão. - Quais são as principais características dos diplópodes?
Os diplópodes têm um corpo alongado dividido em duas metades, cada um com um par de pernas. As pernas são geralmente curtas e fortes, o que lhes confere um andar característico, ao contrário dos outros artrópodes, que andam sobre suas patas. Outra característica importante é a presença de um par de grandes olhos compostos situados na parte anterior do corpo, que lhes permite ter uma visão muito boa. - Qual é a dieta dos diplópodes?
Os diplópodes se alimentam principalmente de insetos e outros pequenos animais, mas algumas espécies também podem comer plantas. Eles usam os longos cerci para capturar e prender as presas, que são devoradas vivas.
Esse artigo foi útil para você? Se ficou alguma dúvida, pergunte nos comentários.
Faltou dizer quem são os predadores do piolho de cobra.
Olá, tudo bem? São animais de hábitos noturnos como ratos e cobras.
Tem algum significado ver um piolho de cobra enrolado preto na parede do seu qiarto
Provavelmente não. É apenas um inseto que ficou preso no seu quarto.
Minha filha mastigou pode fazer mal?
Estou com infestação no meu quintal , como acabo com isso…
Pelo que li.
Eles se alimentam de verduras e material em decomposição. Deve ter algum lixo na área. Deve se limpar bem a área e depois usar água sanitária.
Reforço a pergunta do Eduardo. Quem é o predador natural do piolho de cobra?
Olá Dalila! Já estamos atualizando o artigo! Daqui pro final da semana estará completo!
Como o piolho de cobra se procria?
Olá Lúcia! Já estou atualizando o artigo! Volta aqui depois que já estará respondido.
Boa noite! Meu quintal está infestado de filhotes… Matamos mais de uns 50 por dia… Não tenho jardim como fazer eles desaparecerem??
Na minha casa aparece vários piolhos de cobra, tenho dó de mata´-los porque são indefesos e não causam perigo para o ser humano, acho-os muito bonitinhos, por isso com cuidado levo-os para o jardim. do lado da minha casa existe uma galeria canalizada, ser´que é por isso que eles aparecem
Obrigado pelo seu cuidado com os animais Luciene!
Apareceu na minha casa por duas vezes.De onde vieram se moro em apartamento ? Obrigada
Silvia Massad
Eles morrem sozinhos ?
Por que todo dia de manhã tem um monte mortos.
Deixa eu ver se entendi: então, na realidade não são insetos, pois os mesmos possuem três pares de patas articuladas e o corpo dividido em três segmentos: Cabeça-tórax e abdome…
Leiam com atenção estão tudo ai as informações sobre predadores e sobre reprodução.
Em casa aparecem muitos. Pego com a mão e os coloco de volta no jardim. Nunca senti algum odor ou fiquei manchado pela substância. Além disso prestam serviço à natureza
Costumo fazer uma carreira fina de sal em redor da minha casa, funciona muito bem para repelir os piolhos de cobra e outros insetos terrestres, pena que acaba matando muitos deles, inclusive pequenas rãs.
O bom do sal é que é extremamente barato, não envenena animais domésticos, e não contamina o solo.
Se eu quiser coloca-los numa composteira junto com as minhocas californianas, tem algum problema?
Tenho pavor desses insetos. Por aqui eles sempre aparecem, principalmente época de grande umidade. Aparece no quintal, dentro de casa e até na rua. Uma vez um caiu na cama e eu não vi. Depois de uns minutos meu braço começou a arder muito… Resultado… Meu braço ficou por cima dele e eu não vi, já percebi por causa da ardência. Ele queimou o meu braço. Ficou exatamente o formato dele enrolado no meu braço. Tenho pavor desses troços.
Como vc se curou ?o mesmo aconteceu comigo, o formato dele ficou nas minhas costas..tipo uma mordida.
Porquê eles morrem tão facilmente ? Qual o ciclo de vida deles?
A carinha da moça sumiu. Gente, amo os animais. Moro sozinha, era de noite, vi os ferroes. Nunca havia visto este animal. Como não mordem se têm ferroes??? Pelas fotos no Google parecem lacraia também. Não se enrolou mas tentou fugir. Fiquei sem saber o que fazer….. ele estava no chuveiro….poderia ir para outro cômodo. Detestei o fato de jogar inseticida. Desculpe Senhor Jesus!!!!
Hj de manhã fui picada por um piolho de cobra cerca de uns 10cm estou com medo pois estou grávida de 3 meses e quero saber tem algum perigo pro meu bebê??
Olá. Voce sabe com diferenciar o macho da femea?
Eca super nojentos minha vizinha
A não capina o lote dela e minha casa esta tendo uma infestação deles queria saber um jeito de impedilos de entrar na minha casa pois tenho repúdio ? e muiiito nojoo matalos é nojento agora mesmo meu marido matou uns 7 que retirou da minha casa ?
Percebi que começaram a aparecer em uma suíte da minha casa,só. Nos outros cômodos,não. Do lado externo não tenho jardins, hortas,etc., “suspeito ” que estão vindo pelo ralo, pois,é uma casa de sitio rural e temos fossa. Será possível isso? Mais, eles picam sim, já fui atacado por eles na cama,pois acordei com uma ardência muito leve,ai vi que estava já enrolado sobre si,proximo a parte atingida. Muito nojentos!
E por que o nome de PIOLHO DE COBRA? se não é um piolho?
Miguel Ângelo
Excelente pergunta.
Piolho de cobra no Pará é lacraia, esse aí se chama âmbuá ou imbuá